Banca de QUALIFICAÇÃO: YASMIM CONCEICAO DO NASCIMENTO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YASMIM CONCEICAO DO NASCIMENTO SILVA
DATA : 04/02/2022
LOCAL: centro de educação

A Ressignificação das Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia: um olhar sobre as Estratégias de Ensino Desenvolvidas pelos Professores na Rede Municipal de Moreno - Pe

Práticas pedagógicas. Estratégias de Ensino. Pandemia.

As tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC estão cada vez mais inseridas no cotidiano da vida moderna, se tornando um dos principais instrumentos para minimizar os impactos ocasionados pelo distanciamento social durante o período da pandemia de covid-19, provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Com a suspensão das atividades presenciais em decorrência da necessidade do isolamento – essencial para vencer a crise sanitária -, as instituições escolares, professores e todo sistema educacional precisaram se reinventar e adaptar-se. Nesse contexto, os meios tecnológicos se apresentaram como sendo uma das principais ferramentas utilizadas para a continuidade das aulas. No município de Moreno-PE, cidade localizada na Região Metropolitana do Recife, local onde se dará o campo de pesquisa, as aulas foram suspensas no dia 17 de março de 2020, a partir desta data foram sendo criadas estratégias para a continuidade das atividades escolares, sendo adotadas como foco na rede municipal as atividades não presenciais, em que as aulas prosseguiram com o ensino remoto e as atividades impressas, para atender os estudantes sem acesso aos meios digitais. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: quais as estratégias de ensino que estão sendo desenvolvidas pelos professores com a inserção das TDIC nas práticas pedagógicas, em tempos de pandemia, na rede municipal de Moreno, Pernambuco? Diante do exposto, a hipótese da pesquisa sugere que os professores realizaram estratégias para a continuidade do ensino, com a utilização das TDIC nas práticas pedagógicas para se adequar às mudanças impostas pela pandemia com o advento do ensino remoto emergencial.Como objetivo geral, buscaremos analisar as estratégias de ensino com a inserção das TDIC nas práticas pedagógicas dos professores, em tempos de pandemia, na rede municipal de Moreno, Pernambuco. E como objetivos específicos: (1) Investigar os desafios encontrados pelos professores com a inserção das TDIC nas práticas pedagógicas durante a pandemia; (2) Identificar os recursos necessários para o planejamento nas práticas pedagógicas com o uso das TDIC, com ênfase nas plataformas digitais; (3) Descrever como os docentes utilizam os recursos didáticos adotados por meio do uso de plataformas digitais durante o ensino remoto emergencial.

Presidente - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Interna - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Externa à Instituição - IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 14/01/2022 11:46