Banca de DEFESA: GUSTAVO SERGIO DE GODOY MAGALHAES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO SERGIO DE GODOY MAGALHAES
DATA : 15/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA, DEVIDO À PANDEMIA DO COVID 19
TÍTULO:

REDES SOCIOTÉCNICAS DE UM CURSO DE MEDICINA NO INTERIOR DO BRASIL: UMA CARTOGRAFIA DAS CONTROVÉRSIAS DO MOVIMENTO DE INTERIORIZAÇÃO E INOVAÇÃO CURRICULAR


PALAVRAS-CHAVES:

REDES SOCIOTÉCNICAS; CARTOGRAFIA DAS CONTROVÉRSIAS;  FORMAÇÃO MÉDICA; INOVAÇÃO CURRICULAR.


PÁGINAS: 329
RESUMO:

Movemos esta pesquisa a partir do pressuposto de que é possível identificar os meios para mobilizar as mudanças necessárias na formação dos médicos. Em particular no currículo da graduação em medicina, ao reconhecer o coletivo de entidades, humanas e não-humanas comumente invisibilizadas, em redes de relações simétricas, complexas e incertas. Mediados pela teoria ator-rede, a partir do plano metodológico da cartografia das controvérsias, investigamos o desenvolvimento de um curso de medicina, iniciado em 2014 na cidade de Caruaru, interior de Pernambuco. Este curso apresenta uma proposição curricular fundamentada na aprendizagem ativa, no radical compromisso social e na integração por tecnologias digitais. As controvérsias
representam o lugar e o tempo privilegiado para observação da formação do social antes das associações se congelarem e estabilizarem. Ou seja, a controvérsia é onde e quando a rede se torna visível. Dessa forma, ao utilizar métodos digitais de análise para processar os dados produzidos no campo desta pesquisa, foi possível tornar visível uma rede composta por 1.255 potenciais actantes e 1.575.025 possíveis relações em uma dinâmica contínua de traduções e delegações para o fazer-se escola médica. Ao instaurar um projeto pedagógico inovador de um curso de medicina para o contexto universitário, a gestão acadêmica foi convidada a constituir as bases de sua organização sobre “falhas sísmicas”. As controvérsias atravessaram a tessitura do currículo da formação do médico, como por exemplo, a organização por módulos interdisciplinares, a provocação cosmopolítica do laboratório de sensibilidades e a intensa mediação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Além disso, o deslocamento da universidade para o interior, os dilemas da construção de uma sede própria e a interrupção das aulas por conta da pandemia da Covid-19 moveram debates e discordâncias entre os atores do curso. Com a colação de grau da primeira turma em 2020, a divulgação de resultados de avaliações externas e a inauguração de um novo prédio, muitas das controvérsias pujantes nos primeiros anos do curso, estabilizaram-se. Assim, segundo a teoria ator-rede, instaurando-se uma caixa-preta. Com isso, as bases do projeto pedagógico não são mais questionadas, mas há indícios de controvérsias no sistema de avaliação atual, a exemplo das discordâncias quanto ao portfólio do estudante e ao processamento dos resultados das avaliações
da aprendizagem. O vírus Sars-CoV-2, propagado na pandemia, parece confirmar o princípio da ontologia simétrica ao interromper a hegemonia da presencialidade,enquanto condição para a aprendizagem nas universidades. Dessa forma, o vírus setornou um agente recalcitrante da educação formal. As experiências desenvolvidas no período pandêmico evidenciam a maturidade de proposições já existentes de integração de tecnologias digitais ao currículo, além de mobilizar novos modos de fazer a educação híbrida na universidade. Esta tese revelou que a inclusão das diferentes entidades, humanas e não-humanas, na análise do desenvolvimento de um currículo, permite não apenas reconhecer a complexidade da gestão universitária, mas compreender que envolver-se nas controvérsias é, em si, mover-se com a organização. Portanto, o vasto campo sociomaterial evidenciado neste estudo convida ao desenvolvimento de pesquisas mediadas pela teoria ator-rede na interface educação e saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externo à Instituição - MIGUEL ANGEL ZABALZA BERAZA
Externo à Instituição - EDVALDO SOUZA COUTO - UFBA
Externo à Instituição - MARIA ELIZABETH BIANCONCINI TRINDADE MORATO P DE ALMEID
Notícia cadastrada em: 11/01/2022 20:29
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