Banca de DEFESA: WALESKA STEFANY MOURA DINIZ

DISCENTE : WALESKA STEFANY MOURA DINIZ
DATA : 27/01/2022
LOCAL: CE

INTERPRETAÇÃO DE INFOGRÁFICOS ESTATÍSTICOS POR ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Educação Estatística. Letramento Estatístico. Infográficos. Ensino Fundamental. Anos Iniciais.

Este estudo tem como objetivo investigar as compreensões apresentadas por estudantes de 3º e 5º anos do Ensino Fundamental ao interpretar infográficos estatísticos, buscando, especificamente, investigar a forma como os alunos fazem a leitura dos infográficos estatísticos, observando a ordem e os elementos que se destacam; verificar se o ano escolar tem influência sobre a interpretação dos infográficos; identificar os elementos facilitadores e dificultadores da interpretação dos dados nos infográficos e discutir os elementos cognitivos e disposicionais mobilizados pelos estudantes ao interpretar infográficos estatísticos, na perspectiva do Letramento Estatístico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com aproximação do método clínico-piagetiano com 20 estudantes de 3º e 5º anos de cidades da Região Metropolitana de Recife. As entrevistas envolveram questões de interpretação de dois infográficos estatísticos retirados de revistas destinadas ao público infantojuvenil. Os resultados apontaram que alguns alunos, principalmente do 3º ano realizaram uma leitura a partir dos elementos que os chamavam atenção, enquanto vários alunos do 5º ano realizaram uma leitura linear, como em texto convencional. Porém, a ordem de leitura não interferiu na interpretação dos infográficos de ambos os anos. Estudantes de ambos os anos, em sua maioria, mostraram ser capazes de ler e compreender os dados apresentados em texto e em diferentes tipos de gráficos (gráficos de barras simples, múltiplas e sobrepostas, gráficos de setores e pictóricos), bem como, de reconhecer porcentagens e compreender grandes quantidades (grandezas de milhões e bilhões, e medidas em toneladas e hectares) e números decimais. Além disso, avaliaram de forma crítica e elaboraram suas próprias conclusões sobre os dados, tomando decisões para resolver a situação do desperdício de comida ou da produção do lixo e do seu descarte incorreto. Porém, os estudantes do 5º ano interpretaram mais e demonstraram mais autonomia durante as análises dos dados. Para compreender as mensagens estatísticas dos infográficos os estudantes mobilizaram elementos cognitivos, habilidades de letramento e conhecimentos estatísticos, matemáticos e de contexto/mundo para avaliar criticamente as informações, concluir sobre os dados e tomar decisões, demonstrando postura crítica. Alguns conhecimentos matemáticos foram elementos dificultadores da compreensão, como as grandezas (milhões e bilhões), as medidas (hectares e toneladas) e os números decimais. Consideramos que os infográficos possuem elementos que facilitam e dificultam a compreensão das informações e por esse motivo defendemos a necessidade de o produtor de infográficos conhecer os conhecimentos e as limitações do público-alvo. Consideramos fundamental que os estudantes sejam letrados estatisticamente, para que possam compreender e refletir criticamente a respeito as informações veiculadas através de infográficos.

Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Interna - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Externa à Instituição - SUZI SAMÁ PINTO
Notícia cadastrada em: 13/12/2021 11:44