Banca de DEFESA: TALITA HELENA MONTEIRO DE MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TALITA HELENA MONTEIRO DE MOURA
DATA : 17/12/2021
LOCAL: Recife

ANÁLISE DOS MASSIVE ONLINE OPEN COURSES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO SUS

Atenção Primária a Saúde. Ensino Online. Educação Permanente. Massive Open Online Courses

Os Massive Open Online Courses (MOOCs) constituem estratégia para possibilitar o acesso à informação e compartilhamento de conhecimentos, neste caso, entre os profissionais de saúde nas ações de educação permanente. Os programas e políticas que estimulam a qualificação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) fomentam a realização de cursos de extensão, aperfeiçoamento, especialização e outras modalidades. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os impactos dos MOOCs do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) ao contexto de trabalho na Atenção Primária a Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e analítica, com abordagem quantitativa e qualitativa. O estudo foi desenvolvido em três etapas: 1. mapeamento da estrutura dos MOOCs do PEPSUS; 2. mapeamento das opiniões dos profissionais/estudantes que concluíram no mínimo um destes cursos; e 3. análise das opiniões dos profissionais e relação com a estrutura dos cursos. O mapeamento da estrutura dos cursos foi realizado no software ATLAS Ti seguindo a Codificação por Ciclos proposta por Saldaña (2013). Os documentos normativos do PEPSUS e as imagens representativas do ambiente virtual de aprendizagem foram analisados e comparados às opiniões dos profissionais da saúde, buscando identificar o atendimento às demandas de educação permanente no SUS e aplicabilidade na APS. No primeiro ciclo aplicou-se a codificação provisória com base nas referências bibliográficas sobre estrutura de MOOCs, de modo que foram sistematizadas em três áreas: currículo e espaços virtuais, objetos de aprendizagem, suporte e comunicação. O mapeamento das opiniões dos profissionais foi realizado através de um questionário online, totalizando-se 584 respondentes. Os dados quantitativos foram analisados no software SPSS, versão 18. Para caracterizar o perfil sociodemográfico e de ocupação foram calculadas as frequências percentuais. Os principais motivos para se inscrevem nos cursos foram: necessidade de aprimorar a prática profissional (52,1%), necessidade de conhecer os conteúdos (19,2%) e melhorar o processo de trabalho da equipe (8%). Do total de 19 MOOCs analisados, os que apresentaram maior proporção de inscritos foram: 1. Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família e Territorialização (9,1%), 2. Atenção à saúde do idoso na APS (8,0%), 3. Feridas e curativos na APS (7,6%). Foi aplicado o teste Qui-quadrado para independência, na análise da influência da escolaridade dos participantes em relação a qualidade dos recursos para aprendizagem; atividades avaliativas; navegação no AVASUS; suporte; certificações; correspondência dos conteúdos às necessidades de aprendizagem; coerência dos conteúdos com a prática profissional; aplicabilidade dos conteúdos na prática profissional; e aplicabilidade do conhecimento na prática profissional. Os resultados apresentaram prevalência acima de 95%, sendo evidente a relevância estatística da satisfação (p-valor < 0,001). As dificuldades comuns a todas as categorias de escolaridade avaliadas foram: conciliar carga horária de trabalho com o curso e envolver a equipe. Ao final da pesquisa, foi sugerido um conjunto de princípios para subsidiar a construção de MOOCs com temáticas da APS: 1) Humanos; 2) Pedagógicos; 3) Estruturais e tecnológicos; 4) Regulatórios e avaliativos; 5) Rede de Atenção à Saúde e 6) Gestão em Saúde.

Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 2324068 - CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
Externo à Instituição - JOSÉ ADAILTON DA SILVA - UFRN