Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE EDIVAM BRAZ SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE EDIVAM BRAZ SANTANA
DATA : 16/12/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

RELAÇÃO ENTRE O CONTRATO DIDÁTICO E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: o caso da função afim no 1° ano do Ensino Médio

Função afim. Contrato Didático. Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Ensino Médio.

Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre o contrato didático vigente em sala de aula entre professora de matemática e alunos do 1º ano do Ensino Médio e os registros de representação semiótica da função afim mobilizados e coordenados na relação didática. Tem como suporte teórico o contrato didático e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual, com uma professora de Matemática e seus alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: entrevista prévia (semiestruturada) com a professora; observação (com videogravação) das aulas ministradas; diário de bordo do investigador e cópia do registro escrito das atividades desenvolvidas por uma amostra de alunos. Na análise dos dados estão sendo utilizadas as seguintes categorias, no que se refere ao CD: caracterização/tipologia de CD estabelecido, expectativas, negociações, regras, rupturas, renegociações, efeitos; no que se refere à TRRS: representações da função afim, tratamentos, conversões, abordagem para construção do gráfico da função afim, fenômenos de congruência e não congruência. Os resultados preliminares, obtidos a partir da análise da entrevista da professora e de cinco aulas cujas gravações já foram transcritas, apontam para a prevalência de forte viés do CD tradicional, fato que parece justificado pela professora tendo em vista as restrições impostas pela pandemia. O CD diferencial, previsto na entrevista da professora, pode ser evidenciado em alguns momentos, inclusive manifestado pelos próprios alunos. Algumas regras contratuais instituídas foram identificadas, com destaque para aquelas que reafirmam a prevalência de um CD tradicional, como as que preveem o uso da definição e fórmulas para o desenvolvimento das conversões necessárias entre os registros de representação semiótica dados. No que tange aos RRS da função afim, foram mobilizados na relação didática aqueles mais comumente utilizados em sala de aula e bastante frequentes nos livros didáticos (língua natural, registro algébrico, registro tabular e registro gráfico), sendo predominante o registro algébrico (como já era de se esperar tendo em vista ser esse o mais frequente no estudo das funções) e as conversões se sobressaem aos tratamentos com predomínio de conversões com baixo grau de congruência semântica. Os dados analisados não foram suficientes para identificarmos os procedimentos adotados pela professora para a construção do gráfico.

Externa à Instituição - ANNA PAULA DE AVELAR BRITO LIMA - UFPE
Interna - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interna - 772.709.914-72 - KATIA MARIA DE MEDEIROS - UEPB
Interno - 1132569 - MARCELO CAMARA DOS SANTOS