Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS THALITA BEZERRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAIS THALITA BEZERRA DOS SANTOS
DATA : 16/11/2021
LOCAL: Vídeo conferência devido ao contexto da Covid 19

COMPORTAMENTOS DIANTE DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO FINANCEIRA:SONDAGEM E PROCESSO INTERVENTIVO COM ESTUDANTES DE 5º ANO

Educação Financeira Escolar; Educação Matemática Crítica; Modelo de Cooperação Investigativa; Diálogo; Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O presente estudo de doutorado, em desenvolvimento, apresenta o objetivo geral de identificar percepções que estudantes do 5º ano possuem sobre temáticas que envolvem a Educação Financeira, bem como discutir, à luz da Educação Matemática Crítica, sobre elementos a serem levados em consideração em situações que envolvam finanças com tais indivíduos, buscando auxiliá-los em suas escolhas. De modo mais específico, apresentamos os seguintes objetivos: 1) Sondar quais aspectos são levados em consideração por estudantes do 5º ano ao serem colocados diante de situações que envolvem a Educação Financeira, anteriormente a um processo interventivo; 2) Investigar de que modo o diálogo é colocado em ação em situações de discussão sobre Educação Financeira no 5º ano do Ensino Fundamental; 3) Identificar, na perspectiva do Modelo de Cooperação Investigativa, possíveis atos dialógicos que se fazem presentes no processo interventivo desenvolvido, nas relações estudante-estudante e estudante-professor; e 4) Analisar como os estudantes se posicionam diante de situações financeiras, posteriormente à intervenção. Como referencial teórico, apoiamo-nos nas ideias da Educação Matemática Crítica discutida por Ole Skovsmose e, de forma mais específica, o Modelo de Cooperação Investigativa proposto por Alrᴓ e Skovsmose. Como método, trabalharemos com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Recife – PE. Os estudantes participarão de três momentos do estudo: 1) A sondagem inicial; 2) O processo interventivo; 3) A sondagem final. Até o presente momento do estudo, desenvolvemos a sondagem inicial e estamos realizando o processo interventivo para, posteriormente, realizar a sondagem final. Como resultados iniciais, em temáticas como Economia Doméstica, Sustentabilidade e Uso do dinheiro, os estudantes apresentam uma maior compreensão, mesmo que anteriormente a um processo interventivo, havendo, ainda assim, a necessidade de trabalhá-las de forma mais aprofundada. Em outras, por sua vez, a maior parte dos estudantes investigados apresenta uma maior necessidade de discussões, sendo elas a Influência das propagandas/mídia, as Atitudes ao comprar, os Desejos versus necessidades, o Guardar para adquirir bens ou produtos, o Consumismo, o Valor do dinheiro, a Ideia de lucro, a Tomada de decisão, os Produtos financeiros a Ideia de juros. Para dar continuidade ao estudo, concluiremos o processo interventivo e realizaremos a sondagem final com os estudantes investigados.

Presidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Externa à Instituição - ALDINETE SILVINO DE LIMA - UFRB
Externo à Instituição - ALFREDO DIB ABDUL NOUR - UESC-BA