Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILSON CAVALCANTE DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAILSON CAVALCANTE DE ARAÚJO
DATA : 15/12/2021
LOCAL: GOOGLE MEET

IMBRICAÇÕES ENTRE OS CAMPOS CONCEITUAIS DA GEOMETRIA E DAS GRANDEZAS E MEDIDAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA ÁREA DE PARALELOGRAMOS

Campos Conceituais. Grandezas e Medidas. Geometria. Área de paralelogramos.

Este projeto de tese de doutorando tem por objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática apoiada nos conjuntos de situações que dão sentido à área e ao conceito de quadrilátero notável no ensino e na aprendizagem dos estudantes do 8º ano do ensino fundamental sobre a área de paralelogramos. A fundamentação teórico-metodológica é composta pela Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e seus colaboradores, o modelo de área como uma grandeza autônoma proposto por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian, e a engenharia didática sistematizada e discutida por Michelle Artigue. Além desses, outros estudos serviram como suporte para a construção deste texto, tais como os realizados por Baltar, Bellemain e Lima, Santos, Ferreira, Nunes, Fujita, Costa, Reis, Araújo, entre outros. Enquanto aspectos metodológicos, inicialmente realizou-se as análises prévias, a qual possibilitou observar as principais dificuldades dos estudantes e erros recorrentes ao lidar com situações sobre a área de paralelogramos, como esse conceito é abordado em documentos de orientação curricular nacional, estadual e municipal, e em livros didáticos. Tais elementos servirão de suporte para a construção e análise a priori de uma sequência didática relativa à área de paralelogramos, contemplando situações dos campos da geometria e das grandezas e medidas, a qual será experimentada com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do município de Ferreiros/PE. Espera-se após a análise a posteriori e validação, contribuir com a aprendizagem dos estudantes referente ao conceito em estudo e confirmar a hipótese de que decompor as situações complexas em tarefas cognitivas elementares e lidar com elas dentro das especificidades de cada campo conceitual ajuda na diminuição das dificuldades dos estudantes em situações sobre a área de paralelogramos.

Presidente - 2345694 - PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
Interna - 615.085.004-87 - MARILENE ROSA DOS SANTOS - UPE
Interna - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Externo à Instituição - MARILENA BITTAR - UFMS