Trajetória Documental de Professores de Escolas do Campo para Ensinar Área de Figuras Planas nos anos finais do Ensino Fundamental
Abordagem Documental do Didático; Educação do Campo; Trajetória documental; Recursos; Área de figuras planas
A pesquisa se insere nos domínios da Educação Matemática e da Educação do Campo, particularizando o trabalho documental dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas do campo, para ensinar o conceito de área de figuras planas. Conjecturamos que para ensinar nessas escolas, os professores podem utilizar recursos que lhes permitem relacionar os conteúdos escolares com os aspectos socioculturais, entre outros que caracterizam os sujeitos educativos do campo. Delimitamos como objetivo geral compreender a trajetória documental de professores que atuam em escolas do campo para ensinar o conceito de área de figuras planas. E como objetivos específicos: identificar eventos e recursos utilizados pelos professores com vistas a construir a trajetória documental; construir a trajetória documental de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental que atuam em escolas do campo, identificando eventos e recursos; e estabelecer relações entre a trajetória documental dos professores com os princípios da Educação do Campo. Os dados da pesquisa estão sendo coletados com professores de escolas do campo, tendo por base a metodologia de investigação reflexiva no quadro da abordagem documental do didático.