Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL MARINHO DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL MARINHO DE ALBUQUERQUE
DATA : 14/10/2020
LOCAL: Web Conferência

Uso de vídeos com elementos interativos para aprendizagem de Geometria Analítica em sala de aula invertida no ensino remoto”

Vídeos interativos, Gênese Instrumental, Geometria Analítica.

Vídeos têm sido usados em complemento e, algumas vezes, em substituição às aulas tradicionais, introduzindo uma mudança de paradigma tanto na maneira como os professores ensinam como também na forma na qual os alunos aprendem (WANG, 2019). Particularmente em ambientes onde se utiliza a metodologia de Sala de Aula invertida ou ainda no ensino remoto, percebe-se o componente fundamental do uso de vídeos como parte da proposta. Como garantir, porém, que essa utilização não repetirá a mesma dinâmica de uma aula tradicional, em que o aluno continua recebendo as informações de forma passiva? Hoje existem plataformas na internet que permitem ao professor adicionar facilmente componentes interativos e até mesmo monitorar as interações dos alunos ao longo do vídeo, como possibilidade de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo pretende, mediante um quadro teórico fundamentado na orquestração instrumental  (TROUCHE, 2004) e na abordagem instrumental  (RABARDEL, 1995), analisar o uso de vídeos com elementos interativos por alunos de licenciatura para aprendizagem de geometria analítica. A pesquisa se dá dentro de uma perspectiva de Sala de Aula Invertida em ensino remoto. O vídeo foi utilizado durante os momentos assíncronos de aula e para a elaboração dele utilizada a plataforma gratuita Vizia (https://vizia.co/). O material em vídeo dessa proposta pode ser acessado em <https://vizia.co/videos/69df0389c212b81dabec76/share>. Para o momento síncrono da orquestração, foram realizadas atividades de discussão coletiva, visto que não foi possível realizar atividades em grupo. Pretende-se identificar a gênese instrumental de alguns sujeitos a partir dos registros das interações e da análise da gravação do encontro síncrono. Para compor esses dados de análise e também para identificação da percepção dos alunos acerca da contribuição do uso dos vídeos interativos, será aplicado um questionário de avaliação a ser respondido pelos alunos. Espera-se que as conclusões desta pesquisa possam ajudar outros professores na elaboração e emprego de vídeos com elementos interativos, sobretudo ao adotar um modelo de sala de aula invertida no ensino remoto.

Presidente - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
Interno - 038.876.714-65 - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Externo ao Programa - 1968638 - VALDIR BEZERRA DOS SANTOS JUNIOR
Externo ao Programa - 1285161 - ROGERIO DA SILVA IGNACIO