Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA MENDONCA MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA MENDONCA MORAIS
DATA : 26/11/2019
LOCAL: Centro de Educação Sala 102

O MODELO DE ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO: um olhar interdisciplinar para o ensino da matemática

Orquestração Instrumental. Ensino Técnico Integrado. Matemática. Interdisciplinaridade.

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o uso do Modelo Teórico de Orquestração Instrumental no Ensino Técnico integrado ao Médio, identificando as adequações necessárias para o ensino da Matemática nesta modalidade educacional em uma perspectiva de integração. O estudo foi realizado no IFPE campus Garanhuns, e delimitado ao curso técnico em Eletroeletrônica. A investigação dividiu-se em três etapas. Em um primeiro estudo, realizado por meio da análise do PPC do curso e das respostas a um questionário enviado como formulário eletrônico aos docentes da área profissional, foi feita uma análise da coerência entre conteúdos da Matemática e das disciplinas técnicas do referido curso, e um levantamento dos artefatos utilizados nas disciplinas específicas. Os dados apontaram um descompasso entre os momentos em que os conteúdos matemáticos são estudados nas disciplinas de Matemática e demandados nas disciplinas técnicas, sugerindo um repensar das condições curriculares para integração. Ademais, foram identificadas potencialidades de integração entre recursos próprios do curso técnico e conteúdos matemáticos para as aulas de matemática. Um segundo estudo buscou analisar o uso do modelo da OI para definição da situação, configuração didática e modo de execução. Após análise detalhada do primeiro estudo, uma das possibilidades de integração foi selecionada para servir de base de uma oficina a ser realizada por uma equipe interdisciplinar – docentes das áreas de física, eletroeletrônica e matemática –, cujo objetivo final é desenvolver uma orquestração instrumental (OI) que integre temáticas e artefatos próprios da área profissional nas aulas de matemática, de forma que facilite o aprendizado dos estudantes quanto ao conteúdo matemático integrado ao técnico. A oficina será realizada em janeiro de 2020, no Encontro Pedagógico da instituição em questão, com posterior análise de cada uma de suas etapas. Um terceiro estudo consiste na vivência da OI (pelo docente e estudantes da turma objeto da pesquisa), a qual será observada e analisada a partir de sua performance didática, com foco na gênese instrumental do professor de matemática, a fim de validar o modelo de formação proposto.

Presidente - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
Interna - 2132543 - LICIA DE SOUZA LEAO MAIA
Externa à Instituição - ROSILANGELA MARIA DE LUCENA SCANONI COUTO - UFPE
Externa à Instituição - MANUELLE REGINA TAVARES DE OLIVEIRA - IFPE