Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL DE FRANCA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAPHAEL DE FRANCA E SILVA
DATA : 27/10/2021
LOCAL: UFPE
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES PARA UMA AVALIAÇÃO FORMADORA COM USO DE COMPETÊNCIAS TRANSMIDIÁTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação Formadora; Transmídia; Competências Transmidiáticas; Pesquisa de Desenvolvimento.


PÁGINAS: 174271
RESUMO:

Esta tese está sendo desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais (MDMI), vinculado ao programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), na linha de pesquisa Educação Tecnológica, levando em consideração as rupturas provocadas pela cultura digital e fazendo emergir uma cultura da convergência dos meios de comunicação, que dá origem a novas maneiras de estruturação do discurso e que passa a se manifestar de maneira multimodal e transmidiática. Nesse sentido, surgem demandas para o desenvolvimento de competências transmidiáticas, de modo que os indivíduos se tornem aptos à compreensão e criação de sentidos a partir da transmidiação, reconhecendo competências que surgem a partir do contato com a cultura digital transmidiática. Em contrapartida, a avaliação de aprendizagem na educação necessita de uma ruptura com a cultura do teste, fazendo emergir a cultura da avaliação. Diante disso, propomos a avaliação formadora, evidenciada no paradigma construtivista e que possibilita ao professor atuar como mediador entre o estudante e o conhecimento. Deste modo, esta tese pergunta quais indicadores avaliativos — de praticabilidade, autenticidade, consistência e transparência — podem contribuir para favorecer uma avaliação formadora com competências transmidiáticas, em sala de aula? Nossa hipótese é a de que é possível sistematizar as experiências da educação transmidiática na literatura científica. A partir dessa sistematização, objetivamos, através de ciclos iterativos de validação com um grupo de especialistas, desenvolver indicadores — de praticabilidade, autenticidade, consistência e transparência — que favoreçam uma dinâmica de avaliação formadora com competências transmidiáticas. Assim, esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, baseada nos procedimentos de uma pesquisa de desenvolvimento (Design-Based Research) (MATTA, SILVA e BOAVENTURA, 2014). O percurso inicia com uma revisão sistemática de literatura (SAMAPIO e MANCINI, 2007), a partir do qual sistematizaremos as experiências e criaremos a primeira versão do modelo avaliativo. Em seguida, através de dois ciclos iterativos, contando com a participação de professores e/ou pesquisadores com experiência na relação entre educação e transmídia, com coleta de dados através de gravação das reuniões e questionários, desenvolveremos o modelo de avaliação com competências transmidiática a ser apresentado nesta pesquisa. Para análise dos dados coletados, utilizaremos o método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO; 2005; MORAES, 1999). Como referencial teórico, utilizaremos o conceito de avaliação como mediação, segundo Hoffmann (1994; 2004), e de avaliação formadora, segundo Pinto (2016), junto ao modelo de avaliação PrACT (AMANTE, OLIVEIRA e PEREIRA, 2017). No que se refere à cultura da convergência e competências transmidiáticas, utilizaremos Jenkins (2009; 2010) e Scolari (2018a; 2018b) respectivamente, somados aos conceitos de interação (SILVA, 2001; 2021) e multiletramentos (GRUPO NOVA LONDRES, 2021). A fim de possibilitar um olhar crítico acerca das competências transmidiáticas, utilizaremos a análise realizada por Ledesma (2019) sobre o projeto Literacia Transmídia, além dos conceitos de plataformização (POELL, NIEGBORG, VAN DJICK, 2019; VAN DJICK e POELL, 2018), colonialidade e pedagogia decolonial (MIGNOLO, 2019; WALSH, 2013; 2019).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Externa à Instituição - LÚCIA DA GRAÇA CRUZ DOMINGUES AMANTE
Externo à Instituição - JOSÉ MARIA GONÇALVES DA SILVA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 18/10/2021 14:28
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