GRANDEZAS E MEDIDAS: conhecimentos para o ensino mobilizados por professoras da Educação Infantil
Grandezas e Medidas; Educação Infantil; Conhecimento para o ensino.
Com o objetivo de analisar o conhecimento matemático para o ensino, mobilizado por professores da Educação Infantil no campo das grandezas e medidas, realizaremos uma pesquisa qualitativa com professores, de pré-escola, da Rede de Municipal de Ensino da Prefeitura da Cidade do Recife. Estudos como os de Ball et al (2008), Lima e Bellemain (2010), Guimarães, Santos, Telles (2018), Almeida (2019), entre outros, integram o nosso aporte teórico. Para coleta de dados utilizaremos quatro instrumentos: dois questionários, sendo um para traçar o perfil dos sujeitos, e outro para identificar os conhecimentos e estratégias mobilizados por eles no ensino das grandezas e medidas. O terceiro instrumento trata-se de um livro paradidático no qual os docentes realizarão sua leitura e responderão questões norteadoras. Por último, apresentaremos uma lista com sugestão de dez materiais, onde os participantes devem escolher um para traçar uma estratégia de ensino. De forma preliminar, apresentamos o perfil de três professoras participantes da aplicação do primeiro instrumento. Nessa perspectiva, temos o seguinte perfil: todas possuem a formação inicial exigida para atuar na Educação Infantil, que é o curso de Pedagogia. Exercem docência há mais de uma década e mais de três nessa etapa da educação básica. Atualmente trabalham, pelo menos um horário, manhã ou tarde, na pré-escola, planejando suas aulas, na maioria das vezes, no final de semana. Como fontes de pesquisa para o planejamento das atividades, utilizam livros antigos que usava na escola particular que trabalhava, paradidáticos, internet, entre outras.