APRENDIZAGEM EM CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOC): uma proposta de automação da avaliação para mapas conceituais
Avaliação qualitativa em MOOCs
Automatização no processo de avaliação
Automatização no processo de avaliação de mapas conceittuais
A aprendizagem digital e massiva é um processo complexo, distribuído em diferentes suportes e materiais, colaborativo e rapidamente mutável, que carece de uma proposta avaliativa qualitativa da aprendizagem para este processo de larga escala. Avaliar a aprendizagem online através de mapas conceituais em cursos online abertos e massivos (MOOCs) introduz a dimensão qualitativa na compreensão da aprendizagem do estudante e permite identificar como este relaciona conceitos novos a antigos, que sentido ele fez dos conteúdos trabalhados nos cursos. Por outro lado, já existem alguns programas de computador para a produção online de Mapas Conceituais, mas não em MOOCs. A utilização destes programas de computador para analisar a aprendizagem em MOOCs parece promissora, uma vez que estes programas permitem a análise da compreensão conceitual do aluno e automatização do processo avaliativo. Neste sentido este projeto propõe analisar o uso da automatização no processo de avaliação da aprendizagem, a partir de mapas conceituais, em cursos online abertos e massivos (MOOCs). Nosso objetivos específicos são: mapear modelos e/ou ferramentas automatizados de avaliação da aprendizagem em MOOCs; mapear modelos e/ou ferramentas de avaliação da aprendizagem a partir de mapas conceituais; experimentar, testar e avaliar estes modelos e/ou ferramentas de avaliação da aprendizagem, buscando verificar sua funcionalidade em MOOCs, a partir de mapas conceituais; e propor alterações ou construir nova ferramenta de software capaz de automatizar avaliação de mapas conceituais em MOOCs.