Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLO RAMALHO DE MELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLO RAMALHO DE MELLO
DATA : 14/10/2021
LOCAL: Recife

APRENDIZAGEM EM CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOC): uma proposta de automação da avaliação para mapas conceituais

Avaliação qualitativa em MOOCs

Automatização no processo de avaliação

Automatização no processo de avaliação de mapas conceittuais

A aprendizagem digital e massiva é um processo complexo, distribuído em diferentes suportes e materiais, colaborativo e rapidamente mutável, que carece de uma proposta avaliativa qualitativa da aprendizagem para este processo de larga escala. Avaliar a aprendizagem online através de mapas conceituais em cursos online abertos e massivos (MOOCs) introduz a dimensão qualitativa na compreensão da aprendizagem do estudante e permite identificar como este relaciona conceitos novos a antigos, que sentido ele fez dos conteúdos trabalhados nos cursos. Por outro lado, já existem alguns programas de computador para a produção online de Mapas Conceituais, mas não em MOOCs. A utilização destes programas de computador para analisar a aprendizagem em MOOCs parece promissora, uma vez que estes programas permitem a análise da compreensão conceitual do aluno e automatização do processo avaliativo. Neste sentido este projeto propõe analisar o uso da automatização no processo de avaliação da aprendizagem, a partir de mapas conceituais, em cursos online abertos e massivos (MOOCs). Nosso objetivos específicos são: mapear modelos e/ou ferramentas automatizados de avaliação da aprendizagem em MOOCs; mapear modelos e/ou ferramentas de avaliação da aprendizagem a partir de mapas conceituais; experimentar, testar e avaliar estes modelos e/ou ferramentas de avaliação da aprendizagem, buscando verificar sua funcionalidade em MOOCs, a partir de mapas conceituais; e propor alterações ou construir nova ferramenta de software capaz de automatizar avaliação de mapas conceituais em MOOCs.

Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 2324068 - CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
Externa ao Programa - 2199306 - PATRICIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDESCO