Banca de DEFESA: DIEGO JONATA DE MEDEIROS

DISCENTE : DIEGO JONATA DE MEDEIROS
DATA : 29/09/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

Sistemas de Recursos de Professores para ensinar conteúdos estatísticos nos anos finais do Ensino Fundamental em Escolas do Campo

recursos; Educação do Campo; Letramento Estatístico; anos finais do Ensino Fundamental.

A pesquisa se situa na articulação entre os domínios da Educação Estatística, da Educação do Campo e da Abordagem Documental do Didático para compreender o sistema de recursos de professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Buscamos, em particular, mapear em documentos oficiais as orientações para o ensino de conteúdos estatísticos em termos de recursos; caracterizar os recursos mãe selecionados pelos professores e classificá-los em recursos materiais e não-materiais; identificar os recursos filhos construídos a partir da modificação dos recursos mãe já identificados e as relações entre as realidades dos alunos e das comunidades camponesas com os recursos dos professores. Para tanto, realizamos, inicialmente, uma análise documental e, em seguida, coletamos os dados com três professores de três municípios do Agreste Pernambucano por meio de cinco instrumentos: entrevista semiestruturada; gravação de um vídeo apresentando os recursos e a construção do mapa de recursos para ensinar estatística, pelos próprios professores; observação da elaboração do planejamento de uma aula e observação da aula planejada. Em razão da pandemia causada pela Covid-19, os dados da pesquisa foram coletados de forma presencial e remota. As análises dos resultados revelam que os sistemas de recursos dos professores são compostos por recursos mãe de natureza material e não-material, sendo os recursos materiais os mais citados. Alguns recursos filhos foram construídos com base nos contextos escolares e nas realidades camponesas dos alunos, porém, não representam a maioria. Compreendemos que os recursos utilizados pelos professores têm potencial para possibilitar o desenvolvimento do letramento estatístico pelos alunos, mesmo que, algumas vezes, eles se restrinjam a atividades que demandam a aplicação de fórmulas, por exemplo, sem uma maior problematização. Os resultados mostram, também, pouca relação entre os recursos recomendados pelos documentos oficiais e o sistema de recursos dos professores para se trabalhar conteúdos estatísticos nos anos finais do Ensino Fundamental.

Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interna - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
Externa à Instituição - SONIA BARBOSA CAMARGO IGLIORI - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 21/09/2021 15:29