Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO JONATA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO JONATA DE MEDEIROS
DATA : 09/10/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet

Sistema de Recursos de Professores para ensinar conteúdos estatísticos nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas do campo

Educação do Campo; Letramento Estatístico; Ensino fundamental anos finais; Sistema de Recursos; Abordagem Documental do Didático.

Esta pesquisa é parte de um projeto maior registrado no CNPq, e foi desenvolvida nos domínios da Educação do Campo, da Educação Estatística e da Abordagem Documental do Didático. Buscamos compreender o sistema de recursos de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental para ensinar Estatística em escolas do campo. Para fundamentar a investigação apoiamo-nos nos referenciais teórico e metodológico da Educação do Campo, da Abordagem Documental do Didático e do Letramento Estatístico. Realizamos um estudo documental das orientações oficiais da educação básica brasileira, das orientações curriculares de Matemática do Estado de Pernambuco, assim como, efetuamos uma revisão de literatura acerca das produções sobre Abordagem Documental do Didático e a das que abordam a Educação do Campo e a Educação Estatística conjuntamente. Utilizaremos a Metodologia proposta pelos autores da Abordagem Documental do Didático, a Investigação Reflexiva, com dois professores. Os instrumentos de coleta adotados são os mesmos utilizados pelo projeto registrado no CNPq, contudo, adaptamos para a especificidade desta pesquisa.

Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interna - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
Externa à Instituição - SONIA BARBOSA CAMARGO IGLIORI - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 16/09/2021 11:05