Banca de DEFESA: POLIANA MARIA FARIAS DE ARRUDA

DISCENTE : POLIANA MARIA FARIAS DE ARRUDA
DATA : 10/09/2021
LOCAL: UFPE

Concepções sobre Inovação Pedagógica, no Curso de Pedagogia:

Um estudo de caso

Concepções de Inovação Pedagógica; Inovação na Educação; Pedagogia Universitária; Cultura Digital

Há alguns anos o conceito de inovação vem sendo incorporado ao campo educacional e mais precisamente à sociedade em redes que constitui o século XXI. Este conceito polissêmico tem norteado práticas e políticas educacionais que estão embasando a utilização do orçamento público do MEC. Portanto, neste estudo de caso, entendemos que o substantivo inovação precisa estar adjetivado, ou seja, ele precisa estar delimitado em um contexto para que seja compreendido e, consequentemente, sejam filtradas as concepções de mundo que o embasam. Neste sentido, a área de Ensino, conhecida como a de nº 46, pela CAPES, é o contexto que pesquisamos dentro do campo epistemológico da Educação. Assim sendo, o nosso problema de pesquisa foi estruturado diante do conceito de inovação pedagógica, contudo, percebemos que o problema estava além da adjetivação do conceito de inovação. Por este motivo, o nosso problema surgiu da seguinte maneira: Quais concepções sobre inovação pedagógica estão alicerçando os cursos de Pedagogia? No decorrer do estudo, percebemos que o tema concepções, dentro do campo de estudo da Pedagogia, é outro conceito amplo e, portanto, em nosso estudo, adotamos e assumimos as concepções liberais e progressistas. Neste caminho, estruturamos o nosso objetivo geral que foi o de analisar as concepções de inovação pedagógica que estão alicerçando os Cursos de Pedagogia de uma Universidade Pública Federal de Pernambuco. Para responder a este objetivo geral, estruturamos nossa pesquisa com três objetivos específicos: a) identificar as concepções de inovação pedagógica dos Cursos de Pedagogia, em documentos oficiais tais como: na Diretriz Curricular Nacional (DCN) do Curso de Pedagogia, na Resolução CNE/CP nº 1 de 2006 e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs); b) verificar as concepções de inovação pedagógica dos docentes que atuam nos dois Cursos de Pedagogia desta universidade; c) relacionar as concepções de inovação pedagógicas dos documentos oficiais com as concepções de inovação pedagógica dos docentes. Encontramos que a discussão sobre as concepções de inovação pedagógica precisa ser ampliada e está relacionada à prática docente e ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, tanto pelos documentos, que são resultados de movimentos históricos educacionais, quanto pelos docentes do curso, que também relataram não terem formação sobre este conceito. Diante deste cenário, percebemos que as concepções sobre inovação pedagógica que aparecem, tanto nos documentos oficiais quanto na expressão dos docentes, podem não apresentar critérios consistentes, possíveis, democráticos e norteando políticas educacionais que estruturem as práticas inovadoras além da cobrança pelo docente ser inovador com metodologias amplamente publicitadas.

Externa à Instituição - NURIA PONS VILARDELL CAMAS - UFPR
Interno - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Presidente - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Notícia cadastrada em: 20/08/2021 13:26