REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DA FUNÇÃO AFIM EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Representação seimiótica; função afim; ensino fundamental; livros didáticos
Este estudo tem o objetivo de analisar como livros didáticos de matemática do 9º ano do ensino fundamental introduzem o conteúdo de funções afim à luz da Teoria de Registros de Representação Semiótica (TRRS). A TRRS desenvolvida pelo francês Raymond Duval subsidiará a análise das diversas representações semióticas da função afim presentes nos livros didáticos. Para a análise estabelecemos categorias que contemplam elementos da TRRS, tais como, a diversidade de representações, transformações (tratamento e conversão), o fenômeno de congruência e não congruência e a abordagem global de propriedades figurais. Os dados obtidos serão analisados por meio da metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977). No estudo preliminar realizado predomina o registro simbólico nas atividades do livro didático analisado, que pode significar a formalização precoce do conteúdo, considerado como uma das possíveis causas de dificuldades em estudos anteriores. As conversões privilegiam um dos sentidos, em alguns casos, temos apenas uma atividade que contempla o sentido oposto. A abordagem ponto a ponto como única estratégia para a conversão do registro simbólico para o registro gráfico.