CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A ÁREA DE PARALELOGRAMOS
Palavras-chave: Área de paralelogramos. Educação de Jovens e Adultos. Teoria dos Campos Conceituais. Professores
O objetivo dessa pesquisa foi investigar conhecimentos cognitivos, didáticos e/ou matemáticos mobilizados por professores da Educação de Jovens e Adultos em relação à área de paralelogramos (quadrados, retângulos e paralelogramos não retângulos e não losangos). Como suporte teórico, utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud e seus colaboradores, e a abordagem de área como grandeza geométrica proposta por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian. O material empírico analisado foi composto pelas respostas de 24 professores que ensinam ou ensinaram matemática na EJA a um questionário elaborado no Google Forms. Além de perguntas que visavam traçar o perfil dos participantes da pesquisa, foi solicitado aos professores que analisassem algumas atividades sobre a área de paralelogramos e avaliassem resoluções de supostos estudantes da EJA ao responder essas atividades. Após as análises dos resultados, destacamos a importância de mais formações voltadas para o ensino de área de paralelogramos na EJA, visto que 45,8% dos professores comunicaram nunca terem tido formação voltada para o ensino desse conteúdo. Isso pode ter influenciado no resultado dos professores entrevistados, dado que alguns mostraram indícios de dificuldades como: falta de importância para o uso de unidades de medida; dificuldade em figuras não prototípicas; dificuldade no cálculo de área e perímetro de paralelogramos.