Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS
DATA : 30/07/2021
LOCAL: Via Webconferência
TÍTULO:

A TRANSMÍDIA NO ENSINO BÁSICO: ESTRUTURAÇÃO E DEFINIÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA TRANSMÍDIA E DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Ensino. Saberes Docentes. Transmídia. Narrativas Transmídia.
Convergência.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta tese tem por objetivo analisar como os corpos de conhecimento necessários à
prática docente se estruturam e são definidos dentro da perspectiva da transmídia e
da cultura da convergência no contexto da educação escolar. Entende-se que o
processo de constituição dos saberes docentes está intimamente ligado com a
construção da identidade do professor, e tem como base um modelo composto por
três corpos de conhecimento: o Conhecimento do Conteúdo, o Conhecimento
Pedagógico e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - PCK, sendo este último o
resultado da iteração entre os dois primeiros. No entanto, pressupõe-se que a base
de conhecimentos para os professores não tem um caráter fixo e definitivo, pois a
maior parte do conhecimento que se propõe aos professores ainda não foi
descoberto, inventada e aperfeiçoada, sendo necessário admitir outras formas de
relação com o saber, fruto das relações com os instrumentos culturais da sociedade
contemporânea, entre quais se destaca a tecnologia. Nessa direção, temos o
modelo teórico intitulado Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo -
TPACK, que propõe um novo corpo de conhecimento aos saberes docentes, o
Conhecimento Tecnológico, e propõe a iteração deste com os conhecimentos
propostos pelo modelo PCK. A definição de Conhecimento Tecnológico proposta
pelo TPACK se caracteriza pelo processo de instrumentalização tecnológica,
condicionando o processo de apropriação tecnológica em processos de ensino ao
domínio de ferramentas/artefatos tecnológicos, ação essa que se distancia de
tendências tecnológicas contemporâneas, como a constituição e difusão da
transmídia. No contexto transmidiático nos deparamos com a construção de
narrativas a partir de múltiplas plataformas, de modo que cada uma contribua de
forma distinta e valiosa para o todo, configurando assim um processo de produção e
aquisição de informações e conteúdo que incorpore novas estratégias
metodológicas baseadas nas convergências dos meios e na facilidade de uso das
ferramentas. O processo de convergência possibilitado pela transmídia não ocorre
por meio de aparelhos tecnológicos, por mais sofisticados que venham a ser. A
convergência ocorre dentro dos cérebros dos sujeitos e em suas interações sociais
com seus pares durante o processo de construção de narrativas transmídia,
sinalizando que numa perspectiva transmidiática o Conhecimento Tecnológico não
pode ser compreendido apenas pela instrumentalização tecnológica. Diante do
exposto, optou-se pela Design-Based Research (DBR), como metodologia desta
pesquisa, uma vez que ela é uma abordagem que apoia a exploração de problemas
educacionais e refina a teoria e a prática definindo um resultado pedagógico e
depois focando na criação de um ambiente de aprendizagem que suporte o
resultado.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externo à Instituição - ALEJO GONZÁLEZ LÓPES LEDESMA
Externa à Instituição - HELAINE SIVINI FERREIRA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 13/07/2021 15:37
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