Banca de DEFESA: WILTER FREITAS IBIAPINA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILTER FREITAS IBIAPINA
DATA : 05/08/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

A VONTADE DOS ALUNOS MEDALHISTAS DA OBMEP DO MUNICÍPIO DE COCAL DOS ALVES - PI

Vontade. Motivos. Aprendizagem. Educação Matemática. OBMEP.

Muitas são as dificuldades enfrentadas por professores e alunos em Matemática. Uma dessas dificuldades é o fato dos alunos não quererem aprender Matemática. Em contraste a isso, surge tem-se Cocal dos Alves - PI que é uma cidade afastada de Teresina que é a capital do estado e com uma população estimada em 6 mil habitantes cujos alunos estão tendo sucesso na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que é um projeto nacional, criado em 2005 e realizado anualmente. Poder-se-ia imaginar que os alunos do referido município estão apenas reproduzindo algum conhecimento para terem sucesso nessa olimpíada. Entretanto, pode-se perceber que eles não só querem participar da OBMEP, como também querem aprender Matemática e realmente estão se destacando na OBMEP. Nesse sentido, surge a seguinte pergunta: quais os motivos que favorecem aos alunos medalhistas da OBMEP em Cocal dos Alves a quererem aprender Matemática? Assim, a pesquisa procurou analisar, a partir da teoria histórico-cultural, os motivos que despertam a vontade dos alunos medalhistas da OBMEP de Cocal dos Alves para a aprendizagem de Matemática. Para isso, procurou-se identificar as necessidades que manifestavam o interesse e/ou as aspirações desses alunos, bem como procurou-se analisar as dificuldades enfrentadas por eles durante as aulas de Matemática e na preparação para a OBMEP, procurou-se também identificar o que possibilitou a tomada de consciência para esses alunos quererem aprender Matemática, além de analisar as relações entre backgrounds e foregrounds dos alunos medalhistas por meio da Teoria da Educação Matemática Crítica. Como abordagem metodológica foi utilizada a pesquisa qualitativa. Dentre as modalidades de pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista, que foi realizada de forma online com os alunos por meio do aplicativo WhatsApp e com os professores por meio do Google Meet. Para o tratamento e análise dos dados colhidos recorreu-se a análise de conteúdo, mais especificamente a análise temática. A análise indicou que o gosto deles pela Matemática foi importante para eles quererem aprender Matemática, mas o papel dos professores, das famílias, da direção da escola e da comunidade se mostrou mais importante. Além disso, pode-se identificar que os alunos querem aprender Matemática para utilizarem no cotidiano, mas o principal motivo que desperta a vontade dos alunos é a possibilidade que eles encontraram na Matemática de atravessar as fronteiras sociais e econômicas que os limitam.

Presidente - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interna - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Externa ao Programa - 3145676 - CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
Externa à Instituição - ANNA PAULA DE AVELAR BRITO LIMA - UFRPE