Banca de QUALIFICAÇÃO: GERLAINE HENRIQUE DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERLAINE HENRIQUE DA COSTA
DATA : 29/07/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO E ENSINO DE ESTATÍSTICA EM ESCOLAS DO CAMPO: um estudo com professores do município de Surubim-PE

Educação do Campo. Educação Matemática Crítica. Cenários para investigação. Ensino de Estatística. Letramento estatístico.

O objetivo geral do projeto de dissertação consiste em analisar atividades relacionadas a Cenários para Investigação como possibilidade para o Ensino de Estatística na perspectiva do letramento estatístico nos anos iniciais do Ensino Fundamental por professores de Escolas do Campo do município de Surubim-PE. Como objetivos específicos busca-se: identificar conhecimentos dos professores sobre o ensino de Estatística na perspectiva da Educação Matemática Crítica e do letramento estatístico; promover com os professores situações problematizadoras para a elaboração de atividades sobre o Ensino de Estatística com base em Cenários para Investigação e que possibilitem o letramento estatístico; e analisar práticas docentes relacionadas ao Ensino de Estatística com base nas atividades planejadas. A metodologia está organizada para acontecer em cinco etapas inter-relacionadas e vinculadas ao alcance dos objetivos específicos. Na primeira etapa foi realizado mapeamento das escolas do campo que ofertam os anos iniciais no município de Surubim-PE e na segunda, onze docentes que lecionam no segundo ciclo do Ensino Fundamental das escolas mapeadas responderam um questionário elaborado no Google formulário e enviado por email. As perguntas do questionário foram agrupadas a partir das seguintes temáticas: perfil, conhecimentos de educação do campo, de educação estatística, letramento estatístico e ensino de estatística. Na terceira etapa será criado um grupo de WhatsApp com os professores que responderam ao questionário e que manifestarem o desejo de continuar participando da pesquisa objetivando organizar os dias e horários para a realização dos encontros do grupo de discussão. Na quarta etapa pretendemos realizar, através da plataforma do Google Meet, encontros com os professores integrantes do grupo de discussão para estudos e reflexões acerca do planejamento e elaboração de atividades focadas em Cenários para Investigação e que potencializem o letramento estatístico. Por fim, na quinta etapa, serão realizadas observações em sala de aula da prática daqueles(as) docentes que aceitarem o convite para desenvolver em suas aulas as atividades elaboradas no processo de discussão nos grupos. O estudo encontra-se em progresso e já foram realizadas a primeira e segunda etapas e planejada a proposta de formação com os participantes que desejarem continuar colaborando com a pesquisa.

Presidente - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Interno - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Externa à Instituição - ALDINETE SILVINO DE LIMA - UFRB
Notícia cadastrada em: 01/07/2021 12:08