Banca de QUALIFICAÇÃO: ANAILDE FELIX MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANAILDE FELIX MARQUES
DATA : 21/07/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

O PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO TAREFAS DE PROPORCIONALIDADE DIRETA.

álgebra; ensino-aprendizagem; anos iniciais; teoria da objetivação.

O ensino de álgebra pode se apresentar com diversos obstáculos, principalmente quando o pensar algebricamente não é mobilizado desde as primeiras etapas escolares. Esta pesquisa tem por objetivo caracterizar o pensamento algébrico mobilizado por estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental ao resolverem problemas que envolvem a proporcionalidade direta. O estudo possui natureza do tipo qualitativa, utilizando aspectos metodológicos da atividade ou labor conjunto na perspectiva da Teoria da Objetivação e os elementos da análise multisemiótica/multimodal descritos por Radford e seus colaboradores; uma parte da pesquisa foi desenvolvida a partir do estudo piloto com 3 estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da escola particular: Centro Criativo de Educação com Artes (CREART), localizado no município de Santa Cruz – RN, através do desenvolvimento de duas tarefas de proporcionalidade, que foram aplicadas no início de junho de 2021 e tiveram duração média de 1h e 30 min. Haja vista a Pandemia do (SARS-CoV-2) que assola o país, a escola está funcionando no formado híbrido (aulas presenciais e online do modo simultâneo) apenas um número reduzido de pais se sentiu confortável para deixar os filhos retornarem as atividades escolares este ano, o que impactou diretamente no número de participantes e no desenvolvimento do estudo. Mesmo assim observamos as diferentes formas de mobilização do pensamento algébrico durante a resolução dos problemas de proporcionalidade como a percepção, os gestos, movimentos corporais e a linguagem natural, até mesmo a combinação deles.

Presidente - 038.876.714-65 - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Interna - 2345694 - PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
Externo à Instituição - RODOLFO VERGEL CAUSADO
Notícia cadastrada em: 01/07/2021 12:08