Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER RODRIGUES COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WAGNER RODRIGUES COSTA
DATA : 28/07/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO PROFESSOR E A APROPRIAÇÃO DO
CURRÍCULO PRESCRITO


PALAVRAS-CHAVES:

material curricular; livro didático; concepção de ensino de matemática; currículo prescrito de matemática; relação professor e material curricular


PÁGINAS: 189
RESUMO:

O currículo prescrito tem como um de seus objetivos auxiliar o trabalho do professor. Como essas
prescrições tendem a ser genéricas estes docentes acabam recorrendo aos materiais curriculares
para orientar e configurar a atividade educativa nas aulas. A apropriação curricular não ocorre
alheia às suas concepções de ensino, de suas crenças, de suas opiniões. Estes construtos
influenciam na relação que o professor estabelece com esses currículos. Considerando o livro
didático como material curricular, no nível de currículo apresentado, e pelo seu papel nas aulas de
matemática, o objetivo dessa pesquisa é investigar as relações existentes entre as concepções de
ensino de matemática do professor e o processo de apropriação do currículo prescrito de
matemática considerando a interação entre o professor e o livro didático enquanto relação
intermediária. Três são nossos objetivos específicos: identificar a concepção de ensino de
matemática dos professores; relacionar o livro didático utilizado e o currículo prescrito com base no
que ambos preconizam para o ensino da matemática; relacionar as concepções de ensino de
matemática do professor com o material curricular utilizado em suas aulas. Assumimos como
hipótese que as relações existentes entre as concepções de ensino de matemática que o professor
construiu e o livro didático utilizado por ele fornecem subsídios para se compreender as relações
estabelecidas entre as concepções de ensino de matemática desse professor e a apropriação do
currículo prescrito de matemática. Fundamentamos nossa pesquisa nas discussões sobre
materiais curriculares, bem como na relação entre este e o professor; nas construções teóricas
Matemática. Enquanto percurso metodológico destacamos que haverá aplicação de questionários
para seleção de professores, observação de suas aulas com foco em categorias analíticas,
entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica em torno de currículos prescritos e
apresentados.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - EDDA CURI - UNICRUZ
Externo à Instituição - GILBERTO JANUÁRIO - UFOP
Interno - 038.876.714-65 - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Presidente - 1132569 - MARCELO CAMARA DOS SANTOS
Interna - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Notícia cadastrada em: 30/06/2021 11:06
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