O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO POR
MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
NO GEOGEBRA PARA OS QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS
Geometria; Quadriláteros; Sequência de atividades; Geogebra.
O presente trabalho busca desenvolver uma sequência de atividades para ser explorada no software
Geogebra que auxilie o desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes dos anos finais do
ensino fundamental ao lidar com os quadriláteros. Para embasar o estudo e a elaboração da
sequência de atividades foi utilizado como aporte teórico o modelo de desenvolvimento do
pensamento geométrico desenvolvido por Costa (2019). Com a elaboração de um teste de sondagem
para verificar os conhecimentos apresentados pelos participantes da pesquisa foi possível constatar
uma grande dificuldade em reconhecer as características dos quadriláteros e, em alguns momentos,
até reconhecer os seus respectivos nomes. Espera-se que a vivência das atividades propostas em
nossa sequência esses estudantes possam avançar no que diz respeito ao nível de desenvolvimento
do pensamento geométrico e, consequentemente, apresentar melhores condições para a ampliação
de seu conhecimento no que diz respeito aos quadriláteros.