Banca de DEFESA: ERNANDES RODRIGUES DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERNANDES RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA : 22/06/2021
LOCAL: devido à pandemia será por vídeoconferência

ENGAJAMENTO DOCENTE E COREOGRAFIAS INSTITUCIONAIS: um estudo sobre cursos superiores de tecnologia ofertados por meio de uma educação híbrida a partir de um web currículo

Coreografias Institucionais, Engajamento Docente, Educação Híbrida, Web Currículo.

O cenário educacional atual, especialmente no Brasil, vem trazendo a integração das tecnologias digitais e a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, o que vem modificando o trabalho do professor, o qual assumiu diversas novas funções, tais como mentor dos estudantes e curador de materiais digitais. Uma faculdade situada na Região Metropolitana de Recife promoveu, em suas coreografias institucionais, uma inovação disruptiva, ao decidir elaborar e implementar um web currículo em dois cursos superiores de tecnologia, para serem ofertados através de uma educação híbrida. Essa mudança impactou diretamente no trabalho do professor, eles passaram a utilizar a metodologia ágil, trabalhando por Scrum, deixando de ministrar aulas tradicionais e começaram a gerenciar equipes de estudantes, projetos de softwares e suas respectivas aprendizagens. Surgiu então a pergunta de pesquisa: Como se desenvolve o engajamento docente através de coreografias institucionais que promovem a educação híbrida em cursos superiores projetados a partir de um web currículo? Trata-se de uma pesquisa mista longitudinal, a partir de estudo de caso único. Tem como objetivo geral: Investigar o engajamento dos docentes de uma IES, durante a transição do modelo tradicional de ensino para o disruptivo, na implantação de uma coreografia institucional para a oferta de cursos superiores através de um web currículo que promova a educação híbrida. São objetivos específicos: Descrever como a IES insere o web currículo e a educação híbrida em suas coreografias institucionais; Identificar a interferência das coreografias institucionais no engajamento docente; Analisar o engajamento dos docentes que atuam no contexto da educação híbrida; Analisar como o web currículo colabora com o engajamento docente; Descrever a percepção dos estudantes em relação ao engajamento dos docentes. Para construção e análise dos dados, foram utilizadas a pesquisa documental, oito grupos focais e aplicação da escala de engajamento docente. Também usarei da análise de conteúdo e análise descritiva. O estudo iniciou em outubro de 2018 e concluirá em dezembro de 2020, contando com cinco fases, possibilitando a triangulação de fonte de dados e de método. Ao final da fase dois deste estudo, as análises preliminares conduziram o autor a propor uma quinta dimensão de engajamento docente, considerando elementos associados à captação e ao combate à evasão, ao autodesenvolvimento dos professores e ao cumprimento das normas institucionais. A continuidade dos estudos, além de responder ao problema de pesquisa, dará suporte ao pesquisador para a construção do modelo de análise entre a relação do engajamento com as coreografias institucionais.

Interno - 038.876.714-65 - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Externa à Instituição - LILIAN CASSIA BACICH MARTINS
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Presidente - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA