A produção de vídeo estudantil em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa: possibilidades inovadoras no ensino e aprendizagem da língua inglesa.
Aprendizagem Significativa Crítica; Ensino e aprendizagem de língua inglesa
Percebe-se que o conteúdo quando exposto através da ferramenta audiovisual, muito pode agregar ao interesse do aprendiz e, por consequência, pode se configurar em um recurso potencialmente significativo. Este trabalho pretende apresentar uma análise da influência da implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa apoiada pelo recurso audiovisual na aprendizagem da língua inglesa. A proposta de pesquisa é baseada em uma pesquisa participante de uma intervenção didática que vai sistematizar o planejamento de uma ação didática na perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica amparada pela a produção de curtas-metragens por estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública de Recife. Pressupõe-se que a realização da UEPS apoiada pelo recurso audiovisual trará um impacto positivo para a aquisição da língua estrangeira de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Recife e poderá ser fator essencial para o aprimoramento linguístico e socioemocional dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a formulação de ações pedagó- gicas que ofereçam oportunidade para a troca de experiências sociolinguísticas, que incentivem o protagonismo e a formação integral dos estudantes. Outra expectativa é que a intervenção possa ser reformulada e adaptada ‘a realidade vivenciada no âmbito escolar.