Banca de DEFESA: NEFERSON BARBOSA DA SILVA RAMOS

DISCENTE : NEFERSON BARBOSA DA SILVA RAMOS
DATA : 18/06/2021
LOCAL: Devido a pandemia do covid-19 será via videoconferência

METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO ONLINE: uma análise a partir das Coreografias Didáticas na Educação Superior

Educação Online; Metodologias ativas; Coreografias Didáticas; Educação Superior.

No cenário atual em que vivemos os contextos sociais, políticos e educacionais estão sendo potencializados com a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação e novos métodos inovadores para a sala de aula, seja ela presencial ou online. Visivelmente a educação, requer novas metodologias e métodos ativos, criativos e construtivos. A educação a distância, historicamente se manteve com métodos tradicionais e nesta perspectiva buscaremos discutir as metodologias ativas na educação online, onde destacam-se nas discussões atuais sobre modalidades e métodos que promovem a autonomia, a criatividade e a aprendizagem significativa de professores e estudantes. Neste processo de investigação, utilizaremos a Coreografia Didática, para relacionar as metodologias ativas como modelos de ensino e aprendizagem ativos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é investigar a implementação de metodologias ativas na educação online no ensino superior a partir do modelo das coreografias didáticas. Tendo como objetivos específicos (1) analisar a antecipação do planejamento de metodologias ativas na educação online; (2) analisar colocação em cena de metodologias ativas na educação online; (3) analisar a avaliação de metodologias ativas na educação online; e (4) analisar a relação entre o modelo das coreografias didáticas e as metodologias ativas utilizadas. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa tendo como campo empírico o Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa (EAD), e campo de análise a disciplina de didática. Com isso, definimos o professor da disciplina, como sujeito da pesquisa onde analisamos o planejamento de metodologia ativa na antecipação, investigado por através de um documental com base de análise no planejamento do professor e sua prática na colocação em cena, ou seja, no ambiente online. Posteriormente, percebemos com o aprofundamento do estudo que não existem muito estudo sobre avaliação nas práticas de metodologias ativas, contudo a atuação avaliativa do sujeito da pesquisa evidenciou convergência com os estudos encontrados. Mais adiante, percebemos características e elementos que relacionam coreografias didáticas e metodologias ativas que são importantes o contexto escolar, contudo, se diferenciam, pois um trata-se de um modelo didático e o outro as estratégias metodológicas. Para esta investigação realizamos imersões através da etnografia virtual (HINE, 2000) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da UFPE, com intuito coletar e analisar os dados da pesquisa através dos artefatos culturais da internet e observações sistemáticas (GIL, 2003). Por fim, os resultados dos dados da pesquisa apontaram que, a atuação do professor, sujeito da pesquisa confirmou que a utilização e implementação de metodologias ativas na educação online, mais especificamente na disciplina de didática, contribuiu para o desenvolvimento da autonomia, possibilitou uma pluralidade de atividade que correspondiam aos objetivos, de forma ativa, visando os estilos de aprendizagem dos alunos.

Presidente - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Externo à Instituição - QUERTE TERESINHA CONZI MEHLECKE
Notícia cadastrada em: 10/06/2021 15:46