Banca de DEFESA: GLAUCE VILELA MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUCE VILELA MARTINS
DATA : 10/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: realizada por webconferência devido ao contexto da COVID-19
TÍTULO:

DO PRESCRITO AO AVALIADO: O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DA EJA EM SUAS DISTINTAS INSTÂNCIAS NO QUE SE REFERE AO TEMA COMBINATÓRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo. Combinatória. Educação de Jovens e Adultos. Teoria dos
Campos Conceituais.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Os currículos de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem estimular
as diversas formas de raciocínio, levando em conta as características próprias dos
estudantes dessa modalidade de ensino. Sendo assim, o presente estudo de
doutoramento teve como objetivo analisar as convergências e divergências do ensino
e aprendizagem da Combinatória na EJA nas distintas instâncias curriculares
propostas por Sacristán (2000) (currículos prescritos, apresentados, moldados, em
ação, realizados e avaliados), buscando compreender em cada uma delas como esse
conhecimento está organizado em relação ao tripé conceitual de Vergnaud (1986) (S,
I, R: situações, invariantes e representações simbólicas). Para isso, a pesquisa foi
dividida em quatro etapas. Na primeira etapa foram examinadas as orientações
referentes ao ensino e à aprendizagem da Combinatória em currículos prescritos para
o primeiro e segundo segmentos da EJA. Observou-se, nos documentos, proximidade
entre as informações contidas para os dois segmentos da EJA referente às
prescrições a respeito das situações, invariantes e representações simbólicas. Na
Etapa 2 foram analisados livros didáticos aprovados no PNLD-EJA – 2014 para os
dois segmentos, sendo identificados 41 problemas de Combinatória. Evidenciou-se
que dentre as diferentes situações apresentadas, houve maior frequência de
permutações para o primeiro segmento e de combinações para o segundo segmento.
A maioria dos problemas apresentavam apenas enunciado e solicitavam uso de
manipulativos para sua resolução. Os invariantes da Combinatória não foram
contemplados na orientação das situações problemas. Na terceira etapa foram
entrevistados dois professores e analisados seus respectivos planos de aula. Os
professores evidenciaram pouco conhecimento do conteúdo, de sua abordagem em
materiais curriculares e de seus processos de ensino e aprendizagem. Entretanto, na
modelação e na apresentação de aspectos a avaliar, exibiram diferentes situações
combinatórias, seus invariantes, e variadas representações simbólicas. Na Etapa 4
foram observadas duas aulas de cada professor, verificando suas práticas de ensino,
bem como os efeitos dessas práticas. Percebeu-se que os professores contemplaram
em seus currículos em ação diferentes situações de Combinatória, sendo no 1o
segmento apenas produtos de medidas e quatro tipos de situação no 2o segmento.
Os invariantes foram contemplados no desenvolvimento de suas aulas, bem como o
uso de desenhos, imagens, listagens e árvores de possibilidades como
representações simbólicas. No tocante aos efeitos das práticas, tanto os estudantes
como os professores evidenciaram aprendizagens referentes ao tripé (S, I, R), com
desenvolvimento de estratégias de sistematização dos dados contidos nos problemas.
Desse modo, conclui-se que há mais convergências do que divergências nas
instâncias curriculares nos dois primeiros segmentos da EJA, o que não favorece o
aprofundamento no que se refere às situações, aos invariantes e às representações
simbólicas da Combinatória tratados nessa modalidade de ensino. Tais resultados
implicam em necessárias reformulações feitas nos marcos legais da EJA em âmbito
nacional, com posterior reestruturação dos livros didáticos, assim como formações
continuadas para professores, para possibilitar avanços no conhecimento docente em
relação ao conteúdo de Combinatória para que a prática possa contribuir de forma
efetiva no desenvolvimento do raciocínio combinatório de estudantes jovens e adultos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 384660 - RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA
Interna - 3205409 - FATIMA M LEITE CRUZ
Interna - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Externa à Instituição - EDDA CURI - UNICRUZ
Externo à Instituição - GILBERTO JANUÁRIO
Notícia cadastrada em: 10/06/2021 09:15
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