Banca de DEFESA: GLAUCE VILELA MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUCE VILELA MARTINS
DATA : 10/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: realizada por webconferência devido ao contexto da COVID-19
TÍTULO:

DO PRESCRITO AO AVALIADO: O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DA EJA EM SUAS DISTINTAS INSTÂNCIAS NO QUE SE REFERE AO TEMA COMBINATÓRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo; Combinatória; EJA


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Os currículos devem estimular diversas formas de raciocínio, levando em conta
características dos estudantes. Assim, o presente estudo analisou
convergências e divergências do ensino-aprendizagem da Combinatória na
EJA nas distintas instâncias curriculares (Sacristán, 2000), buscando
compreender como está organizado conceitualmente (Vergnaud, 1986). A
pesquisa foi dividida em quatro etapas: 1) exame de currículos prescritos para
o primeiro e segundo segmentos da EJA, sendo observado nos documentos
proximidades nos dois segmentos; 2) análise de livros didáticos, evidenciando-
se maior apresentação de permutações para um segmento e de combinações
para o outro, com a maioria dos problemas contendo apenas enunciado e
solicitação de uso de manipulativos, sem orientação referente aos invariantes;
3) entrevistas com professores e análise de planos de aula, observando-se na
modelação e na apresentação de aspectos a avaliar, diferentes situações
combinatórias, seus invariantes, e variadas representações simbólicas; 4)
observação de aulas, nas quais foram contempladas ações com diferentes
aspectos conceituais. Quanto aos efeitos das práticas, tanto os estudantes
como os professores evidenciaram aprendizagens, com desenvolvimento de
estratégias de sistematização. Conclui-se que há mais convergências do que
divergências nas instâncias curriculares nos dois primeiros segmentos da EJA,
o que não favorece o aprofundamento da Combinatória tratada. São, assim,
necessárias reformulações nos marcos legais da EJA, na reestruturação dos
livros didáticos, assim como em formações continuadas, para que a prática
possa contribuir no desenvolvimento do raciocínio combinatório de estudantes
jovens e adultos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GILBERTO JANUÁRIO
Externa à Instituição - EDDA CURI - UNICRUZ
Interna - 3205409 - FATIMA M LEITE CRUZ
Interna - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Presidente - 384660 - RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA
Notícia cadastrada em: 10/06/2021 09:04
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