Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA HAYANA MONTEIRO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA HAYANA MONTEIRO SANTOS
DATA : 17/06/2021
LOCAL: ambiente virtual gmeet

IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL

Identidade ; formação docente. narrativas

A formação de professores na contemporaneidade tem assumido, cada vez mais, a concepção de que o processo de construção do conhecimento é contínuo e relacional, exigindo dos sistemas educativos a qualificação que considere as demandas emergentes ao contexto sociocultural e desenvolva a formação profissional numa perspectiva interdisciplinar sem dicotomias entre a subjetividade e as aprendizagens formais. Esse estudo objetiva compreender os elementos constitutivos da identidade docente na formação inicial de professores da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste que ensinam matemática (UFPE/CAA). As reflexões acerca da formação inicial nos fazem transitar por diversos fatores que contribuem na trajetória identitária de futuros professores de matemática e como constroem sentidos para ser professor. Os participantes da pesquisa são estudantes concluintes do curso de licenciatura em matemática e no método como técnica de construção de dados, nos apropriamos do método (auto)biográfico a partir de escrevivências. Na análise, em primeiro momento, faremos uma categorização para construir núcleos de significação das narrativas e como forma de devolutiva para os participantes, faremos no segundo momento, um grupo focal, a fim de socializar as análises das escrevivências e aprofundar os significados compartilhados.

Presidente - 3205409 - FATIMA M LEITE CRUZ
Interna - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Externa ao Programa - 2205422 - MARIA DA CONCEICAO CARRILHO DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 08/06/2021 16:56