O ENSINO SOBRE PESQUISA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Educação de Jovens e adultos; Ciclo Investigativo; Educação Estatística; Professores.
Pesquisas propostas nas escolas podem ser um modo de contribuir com o desenvolvimento da autonomia dos cidadãos e pode ser uma maneira de ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Assim, temos como objetivo analisar o que dizem professores de educação de Adultos sobre suas práticas para o processo de ensino e aprendizagem de pesquisa estatística. Para cumprir esse objetivo serão realizadas entrevistas com 10 (dez) professores da EJA de escolas municipais da Região Metropolitana de Recife do Modulo 3, turmas com equivalência ao 4º ou 5º ano do ensino regular. Foi elaborado um roteiro com perguntas sobre tempo de atuação profissional na EJA, motivos que levaram a escolha da modalidade de ensino e visão sobre o ensino de estatística na EJA. Em seguida iremos solicitar que resolvam algumas situações de ensino de estatística para analisarmos o domínio conceitual deles. Todos as entrevistas serão gravadas pela plataforma Google Meet. Para adequarmos essa metodologia realizamos duas entrevistas piloto no mês de abril. Os resultados evidenciam que os professores relatam realizar pesquisas nas aulas, mas as mesmas não são, de fato, pesquisas estatísticas e sim apenas de coleta de dados como, por exemplo, levantar preços de alimentos em supermercado para comparar as grandezas. Além disso, apresentam compreensões limitadas referentes aos conceitos de classificação, interpretação de tabelas e construção de gráficos. A estatística parece ser um campo desconhecido, o que leva a construção de práticas educacionais com lacunas no campo da estatística, principalmente, no contexto da pesquisa com alunos da EJA.