Banca de DEFESA: CLAUDIA DANIELLE DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA DANIELLE DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 13/07/2021
HORA: 15:00
LOCAL: realizada por webconferência devido ao contexto da COVID-19
TÍTULO:

Relações entre a Praxeologia Matemática em uma coleção de livros didáticos e as técnicas utilizadas pelos estudantes ao resolver problemas envolvendo razões trigonométricas no triângulo retângulo.


PALAVRAS-CHAVES:

Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo; Teoria Antropológica do Didático; Praxeologia
Matemática.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o saber razões trigonométricas no
triângulo retângulo, no qual temos por objetivo geral é verificar as relações entre a
praxeologia matemática presente em uma coleção de livro didático e as técnicas utilizadas
pelos estudantes do 3o ano do ensino médio, quanto ao estudo das razões trigonométricas
no triângulo retângulo. Como referencial teórico, nos apoiamos na Teoria Antropológica do
Didático (TAD), desenvolvida por Yves Chevallard (1999) e seus colaboradores. Essa
teoria nos fornece ferramentas teóricas e metodológicas possíveis de analisar tanto livros
didáticos como as respostas dos estudantes, por meio de praxeologias, no qual poderemos
observar a realidade matemática, assim como, modelizar as técnicas utilizadas por eles.
Em nossa metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa com caráter de análise
documental, de modo que possibilitou alcançar o nosso objetivo geral. A escolha dos
procedimentos metodológicos está dividida em três etapas: análise da coleção do livro
didático, análise dos protocolos com as respostas os estudantes, e por fim, a comparação
entre alguns elementos da praxeologia matemática dos livros didáticos e as técnicas dos
estudantes. Quanto ao procedimento metodológico aplicamos um teste, com 54
estudantes do ensino médio, composto por quatro problemas, extraídos do Sistema de
Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), mas que apresentavam os mesmos tipos
de tarefas na coleção do livro didático. Na análise dos resultados, identificamos nessa
coleção seis tipos de tarefas referentes ao saber razões trigonométricas no triângulo
retângulo, totalizando 88 tarefas, as quais a maioria se concentra no primeiro volume da
coleção. Quanto aos resultados dos protocolos dos estudantes, percebemos que um terço
deles não respondeu nenhuma das tarefas do teste. Os demais estudantes que



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE PEREIRA DA COSTA
Interna - 615.085.004-87 - MARILENE ROSA DOS SANTOS - UFRPE
Interna - 2345694 - PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
Notícia cadastrada em: 02/06/2021 16:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01