COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA O ENSINO HÍBRIDO: construção de um quadro referencial
Ensino Híbrido; Competencias Docentes; Quadro referencial.
O ensino híbrido é apontado como tendência educacional a alguns anos por se mostrar um modelo
versátil e que busca aproveitar o melhor que o ensino presencial e online podem ofecer. Recentemente
as discussões sobre a adoção do ensino híbrido tornou-se mais presente nas diversas instituições de
ensino, gerando assim a necessidade de professores capacitados e adaptados ao trabalho em
ambientes distintos – virtual e presencial, o que demanda o desenvolvimento de novas competências
docentes. Diante disso e considerando a produção de pesquisas sobre essa temática no Brasil, este
trabalho tem como objetivo desenvolver um quadro de competências docentes norteador para o ensino
híbrido com base em um levantamento bibliográfico em produções brasileiras sobre à atuação docente
com o ensino híbrido e diferentes quadros de competências docentes elaborados por instituições
internacionais, buscando realizar a análise e confronto dos dados apontados. Para fundamentar as
discussões sobre competências docentes tomamos como base Perrenoud (1999, 2000) e Zabala e
Arnau (2010) e para elucidar sobre as competências digitais utilizamos as Notas Técnicas do Centro
de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB, 2018, 2019). No que se refere a fundamentação sobre
o ensino híbrido, serão considerados autores como Bacich (2015, 2018), Chistensen, Horn, Staker
(2013) e Moran (2015, 2018). Pretende-se elaborar como resultado do confronto dos dados o quadro
referencial em que se destaque quais as competências docentes apontadas como necessárias para
trabalhar com o modelo de ensino híbrido no contexto das instituições de ensino do Brasil.