Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELMA AMORIM DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUELMA AMORIM DO NASCIMENTO
DATA : 04/06/2021
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

OS IMPACTOS DO ENSINO HÍBRIDO NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino híbrido, Professores em formação inicial de Ciências Biológicas, Ressignificação no ensino, Múltiplos saberes docentes e Adoção de metodologias ativas com as tecnologias digitais


PÁGINAS: 64
RESUMO:

No cenário educacional atual, o ensino híbrido vigora-se manifestando expansivamente por inúmeras instituições de ensino no Brasil e demais países desenvolvidos. A busca de uma ressignificação no ensino e adaptações de atividades diversificadas com metodologias ativas e tecnologias digitais colabora para os setores da educação básica em tempos de pandemia coronavírus. O ensino híbrido “é um programa de educação formal no qual um aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, lugar, modo e/ou ritmo do estudo, e pelo menos em parte em uma localidade física supervisionada. (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013, p.7). Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo geral relacionar as concepções de ensino híbrido dos professores em formação inicial de ciências biológicas com a perspectiva da aprendizagem ativa no ensino de biologia. Destacamos como objetivos específicos no estudo: 1. Categorizar as concepções prévias dos professores em formação inicial de ciências biológicas em relação aos pressupostos teórico-metodológicos no ensino de biologia. 2. Identificar as percepções dos professores em formação inicial em ciências biológicas em relação a protagonismo, autonomia, personalização e interação colaborativa com artefatos digitais, a partir de sua vivência com o ensino híbrido. 3. Identificar as percepções dos professores em formação inicial em ciências biológicas em relação à possibilidade de aplicação do ensino híbrido enquanto metodologia de aprendizagem ativa em seu futuro. 4. Levantar as atitudes e experiências prévias dos professores em formação inicial a respeito do uso da tecnologia educacional no ensino de biologia. Para tanto, discutirmos ao longo do estudo o Panorama do Ensino de ciências; Concepções da formação Inicial docente no ensino em Ciências; Fundamentos Conceituais do Ensino Presencial ao Ensino Híbrido, Taxonomia Inovadora do Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. O estudo apoia-se nas referências de defensores do ensino híbrido (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013) e (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015); o emprego das tecnologias digitais ressaltamos os pesquisadores (KENSKI, 2012), (MORAN, 2015) e (VALENTE, 2014); Teoria da Atividade (VYGOTSKY, 1991), com a adaptação de comunidade por (ENGESTRÖM, 2001); Ciências, Tecnologia e Sociedade (GIL-PÉREZ; VILCHES (2011); (CACHAPUZ, JORGE, PRAIA, 2014); com relação aos múltiplos saberes docentes (TARDIF, 2006) e (CARVALHO E GIL-PÉREZ, 2011). A metodologia empreendida na pesquisa será de caráter qualitativa e abordagem do tipo descritiva e exploratória. Os instrumentos de coleta de dados, serão formulário e entrevistas com os estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas da UFPE no campus Recife. Para análise dos dados recorremos, a análise de conteúdo segundo (BARDIN, 2006).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Interna - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Externo ao Programa - 1826533 - RICARDO FERREIRA DAS NEVES
Notícia cadastrada em: 01/06/2021 11:38
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