MOTIVOS PARA O BOM DESEMPENHO NA OBMEP DOS ALUNOS MEDALHISTAS DE COCAL DOS ALVES – PI
Vontade. Motivos. Aprendizagem. Educação Matemática. OBMEP.
O presente trabalho procurou analisar, a partir da teoria histórico-cultural, os motivos que despertam a vontade dos alunos medalhistas da OBMEP de Cocal dos Alves para a aprendizagem de Matemática. Para isso, procurou-se identificar as necessidades que manifestavam o interesse e/ou as aspirações desses alunos, bem como procurou-se analisar as dificuldades enfrentadas por eles durante as aulas de Matemática e na preparação para a OBMEP, procurou-se também identificar o que possibilitou a tomada de consciência para esses alunos quererem aprender Matemática, além de analisar as relações entre backgrounds e foregrounds dos alunos medalhistas por meio da Teoria da Educação Matemática Crítica. Como abordagem metodológica foi utilizada a pesquisa qualitativa. Dentre as modalidades de pesquisa qualitativa, optou-se pelo estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista, que foi realizada de forma online com os alunos por meio do aplicativo WhatsApp e com os professores por meio do Google Meet. Para o tratamento e análise dos dados colhidos recorreu-se a análise de conteúdo, mais especificamente a análise temática. A análise indicou que o motivo que desperta a vontade dos alunos é a possibilidade que eles encontraram na Matemática de atravessar as fronteiras sociais e econômicas que os limitam.