PLANIFICAÇÕES DE SÓLIDO GEOMÉTRICOS POR MEIO DO GEOGEBRA NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO DA GÊNESE INSTRUMENTAL
Gênese Instrumental, Orquestração Instrumental, Geogebra, Planificação, Sólidos Geométricos.
Essa pesquisa tem por objetivo caracterizar o conhecimento do estudante quando explora o Geogebra para solucionar problemas, contextualizados, sobre a planificação de sólido geométrico. É no cenário das aulas remotas que nossa pesquisa se desenvolve com alunos de uma Escola Estadual de Referência em Ensino Médio de Pernambuco. Neste ambiente virtual de estudo, buscamos compreender como o aluno desenvolve uma gênese instrumental do Geogebra para resolver situações de planificação com sólidos de forma a contribuir para o desenvolvimento de sua habilidade espacial. O nosso quadro teórico é composto pela Abordagem Instrumental (AI) de Pierre Rabardel, a Orquestração Instrumental (OI) de Luc Trouche, a Orquestração Instrumental Online desenvolvida no âmbito do GERE e noções fundamentais de Planificações de Sólido Geométrico. Os sujeitos da nossa pesquisa são alunos do segundo ano médio que vivenciarão orquestrações instrumentais sobre planificação de sólidos com o uso do Geogebra. As cinco orquestrações instrumentais Online terão os seguintes objetivos: configurar os artefatos tecnológicos, debater sobre a importância das planificações dos sólidos no cotidiano, aprender e manipular as principais ferramentas do Geogebra 3D e resolver problemas contextualizados de forma colaborativa. Por meio dos resultados finais desta pesquisa, esperamos contribuir para melhor entender o processo de gênese instrumental dos estudantes e com isso aperfeiçoar sua habilidade espacial, assim como impulsionar a aprendizagem da matemática por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação.