Banca de DEFESA: FABIANA GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA GOMES DA SILVA
DATA : 26/05/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Vídeo conferência devido ao contexto da Covid 19
TÍTULO:

Conhecimentos docentes para o Ensino de Educação Financeira Escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira Escolar. Conhecimento Docente. Ensino
Fundamental. Mathematical Knowledge for Teaching.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

 

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve por objetivo geral construir um modelo de
conhecimentos docentes para o Ensino de Educação Financeira Escolar para os anos
iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos responder às seguintes questões de pesquisa:
(1) em tempos de obrigatoriedade do ensino de Educação Financeira na escola, quais
são os conhecimentos demonstrados por professores que ensinam Matemática nos anos
iniciais do Ensino Fundamental sobre a temática? (2) Quais conhecimentos são
esperados que os professores dominem para um ensino crítico de EF na escola? Para
isso realizamos entrevistas semiestruturadas individuais com cinco professoras que
ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Recife – PE. Como
aporte teórico utilizamos o Mathematical Knowledge for Teaching – MKT de Ball,
Thames e Phelps (2008). Como resultado, aponta-se que o modelo criado recebeu o
nome de Conhecimentos docentes para o Ensino de Educação Financeira Escolar
(CEEFE), adaptado da teoria MKT, constituído a partir de estudos anteriores sobre
Educação Financeira, entrevistas com professoras e documentos oficiais da educação,
entre eles a Base Nacional Curricular Comum – BNCC (BRASIL, 2017; 2018) que
institui a obrigatoriedade da Educação Financeira (EF) a partir de 2017, quando houve a
homologação correspondente às etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental e
em 2018, com a homologação correspondente à etapa do Ensino Médio,
compreendendo a obrigatoriedade da EF em toda a Educação Básica. Como
supracitado, as entrevistas às professoras foi um elemento importante no
desenvolvimento do modelo, auxiliando na configuração dos diferentes conhecimentos
para o ensino de Educação Financeira Escolar (EFE) a partir da discussão de suas
práticas em sala de aula e de suas habilidades. O CEEFE é composto por:
Conhecimento Comum de EF, Conhecimento Especializado de EF, Conhecimento
Horizontal de EF, Conhecimento de EF e Ensino, Conhecimento de EF e Aluno,
Conhecimento de EF e Currículo. Desse modo, o modelo consiste na imbricação de
grandes áreas do conhecimento, com ênfase em algumas subáreas e conteúdos,
considerando elementos como os matemáticos e não matemáticos, de linguagem,
econômicos, psicológicos, entre outros. Apresentamos, ainda, uma síntese do CEEFE
das professoras entrevistadas, no qual é possível perceber a reorganização de seus
conhecimentos sobre EFE à medida que a entrevista avançava, em alguns momentos
com relações mais restritas sobre EF, mais voltadas a finanças pessoais, ou confundindo
com o ensino de sistema monetário ou Matemática Financeira, em outros momentos
com observações mais amplas considerando diversos elementos, de forma integradora,
coletiva e para a coletividade. Em vista disso, defendemos formações continuadas sobre
o tema, para que os professores e as professoras consigam fazer essas interrelações entre
os diversos conhecimentos e possam abordar a EFE de forma crítica e contextualizada
com intencionalidade pedagógica de forma sistemática no decorrer dos anos escolares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Externo à Instituição - MARIA ALVES DE AZEREDO - UFPB
Notícia cadastrada em: 24/05/2021 11:22
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