Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÉLIA SANTOS DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÉLIA SANTOS DE LIMA
DATA : 01/07/2000
LOCAL: webconferência

“DISPOSITIVO PARA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA”

Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Geometria Analítica. Conicas. Campos Conceituais. Aprendizagem personalizada.

Em decorrência das dificuldades encontradas por estudantes do Ensino Superior em disciplinas específicas do curso, como Geometria Analítica, a metodologia de Sala de Aula Invertida vem sendo utilizada neste contexto. Esta metodologia reorganiza o tempo em sala de aula e propõe avaliações frequentes por meio de feedbacks e recursos de personalização. Esta pesquisa, parte de um estudo maior realizado no GERE - Grupo de Estudos sobre Recursos para a Educação, tem como objetivo analisar como o FrameAGAP - um framework para o acompanhamento e gestão da aprendizagem personalizada, em um contexto da sala de aula invertida, pode auxiliar o estudante na aprendizagem de Cônicas, no contexto da Geometria Analítica. Para estruturação do FrameAGAP nos baseamos na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, mapeando as habilidades, significados e representações das situações sobre cônicas e a linguagem SQL (Structured Query Language) para estruturar o banco de dados. Como metodologia, acompanhamos 3 licenciandos em matemática, no tópico de cônicas de uma disciplina de Geometria Analítica, utilizando o FrameAGAP como suporte para avaliar os estudantes e tomar decisões sobre melhor material a ofertá-los. Ao fim deste estudo, percebemos que o dispositivo permitiu-nos acompanhar os conhecimentos e dificuldades do estudante, o auxiliando na identificação de bons materiais para a personalização da aprendizagem. Os estudantes conseguiram com a ajuda dos recursos e situações superar diferentes tipos de erros que apresentavam anteriormente.

Presidente - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
Externo ao Programa - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
Externo à Instituição - JOSÉ ARMANDO VALENTE - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 18/05/2021 17:57