PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GEYZA DAVILA ARRUDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEYZA DAVILA ARRUDA
DATA : 31/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

(RE)CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E A EMPREGABILIDADE NO BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Competências; Curriculo; Curso de Administração; Empregabilidade.


PÁGINAS: 224
RESUMO:

Partindo da problemática entre formação acadêmica e inserção no mercado de trabalho, materializada na educação por competências e na possibilidade de esta ser vetor de empregabilidade, o projeto de tese intitulado (Re)construção do currículo e a empregabilidade no Brasil, em ciências da educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, da Universidade do Minho, tem como proposta a investigação para identificar as possibilidades e os limites do currículo como veículo de formação da empregabilidade no curso de graduação em Administração, no Brasil. A revisão da literatura incide em termos-chave como mercado, mercado de trabalho, empregabilidade, competências, educação superior e currículo, cujo desenvolvimento é realizado a partir de uma abordagem interdisciplinar. Especificamente sobre currículo, o trabalho se debruça sobre as concepções presentes na literatura contemporânea, considerando a relação entre currículo, formação acadêmica e mercado, além de considerar o caráter das determinações estatais sobre currículo como política pública de regulação da educação superior. A metodologia é de natureza qualitativa e quantitativa. Em relação ao paradigma qualitativo, buscou-se, na análise dos dados, uma aproximação das técnicas de análise crítica do discurso e da análise de conteúdo, com destaque para a análise documental, a partir de um corpus documental extraídos da organização curricular de um curso de ensino superior no Brasil. Em nexo ao paradigma quantitativo, foram aplicados métodos de estatística descritiva para organizar, resumir e descrever os aspectos importantes do conjunto de dados coletados, por meio de médias e indicadores de proporcionalidade. As entrevistas estruturadas foram realizadas com 3 gestores acadêmicos, 3 sujeitos de agências integradoras, 6 sujeitos do âmbito mercado e de questionário aplicado a 155 alunos do Curso de Administração, assim como, ao nível das técnicas de análise de resultados. O estudo empírico realizado considera sujeitos vinculados à academia e ao mercado, incluído a análise das possibilidades de organizar, numa instituição de ensino superior, um currículo baseado em competências direcionadas com a empregabilidade. Como principais conclusões destacam-se: a polissemia do conceito de competência, implicando em dificuldade de sua delimitação teórica; a possibilidade potencial do currículo ser um transmissor de empregabilidade; a assimetria da relação entre mercado e educação em termos de autonomia, indicando o predomínio do primeiro em relação ao segundo; desafios para a efetivação de uma prática pedagógica, visando a formação baseada em competências no ensino superior. O trabalho aponta, ainda, pistas para ações institucionais na perspectiva de reformas amplas, com total integração do corpo docente, tanto nas diretrizes curriculares, quanto na prática pedagógica das unidades curriculares no curso de Administração


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1171268 - ALFREDO MACEDO GOMES
Externo à Instituição - IVOR FREDERICK GOODSON
Externa à Instituição - JESUS MARIA SOUSA
Externa à Instituição - JOANA RAQUEL FARIA DE SOUSA - UMinho
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO PACHECO - UMinho
Notícia cadastrada em: 31/05/2022 08:34
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