PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ESTEPHANE PRISCILLA DOS SANTOS MENDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ESTEPHANE PRISCILLA DOS SANTOS MENDES
DATA : 30/06/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

A ORALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS E NAS SALAS DE AULA DE ALFABETIZAÇÃO: COMPREENSÕES DOCENTES E USO DO LIVRO DIDÁTICO PARA ESSE ENSINO.


PALAVRAS-CHAVES:

Livro Didático. Oralidade. Ciclo de Alfabetização.


PÁGINAS: 185
RESUMO:

Este trabalho tomou os exemplares de obras aprovadas pelo PNLD e as salas de aula de Alfabetização (através da fala das professoras) como fonte de produção e interpretação de dados, partindo da seguinte pergunta: quais as práticas de professoras alfabetizadoras no que se refere ao eixo de ensino oralidade, e qual o uso do Livro Didático de Alfabetização para a realização do trabalho com o oral em sala de aula? Tendo como objetivo geral, analisar as concepções de ensino da oralidade de professoras alfabetizadoras e o uso e conteúdo do Livro Didático para o ensino desse eixo no Ciclo de Alfabetização. Os objetivos específicos desse estudo seguiram por dois blocos: o primeiro voltado para a análise da coleção de Livro Didático adotado no munícipio de Caruaru para as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde buscou-se: identificar as atividades voltadas para o ensino do eixo oralidade em Livros Didáticos do 1º ao 3º ano, de acordo com seus objetivos; identificar as dimensões de ensino do eixo oral contempladas na coleção de Livros Didáticos analisadas; e analisar a progressão das atividades propostas para o ensino do oral nos três livros da coleção selecionada. O segundo bloco de objetivos tomou como foco a análise das percepções das professoras alfabetizadoras em relação ao uso do Livro Didático para o ensino de oralidade, objetivando interpretar as concepções de ensino de professoras alfabetizadoras no que se refere ao eixo de oralidade; verificar quais os recursos didáticos são utilizados pelas professoras alfabetizadoras para o ensino da oralidade; e, investigar a relevância do Livro Didático para as docentes no trabalho com a oralidade, nas turmas de 1º a 3º ano. Para dar conta de tais objetivos, fizemos uso de duas técnicas de produção de dados: (1) Análise Documental – analisamos exemplares dos livros didáticos utilizados na rede municipal de ensino de Caruaru; (2) Entrevista semiestruturada – realizamos entrevistas com professoras alfabetizadoras da rede de ensino de Caruaru. Os resultados apontam que na coleção analisada foram encontradas atividades que promovem situações de aprendizagem em relação a regras de convivência em sala de aula, características da conversação espontânea, identificação de aspectos não linguísticos (paralinguísticos) e trabalho com gêneros orais, no entanto, o foco da coleção ainda está em atividades de uso do oral em situações informais. Em relação a fala das professoras, percebeu-se que as concepções de ensino de oralidade trazidas, enfatizam o oral como uma forma de expressão, comunicação, desenvoltura para falar em público ou como ponte para outras aprendizagens, reduzindo e limitando o trabalho com oralidade as situações mais informais e cotidianas da sala de aula. No que se refere ao uso do livro didático para ensinar oralidade, percebemos que quanto mais explícita e detalhada for a atividade proposta pelos livros, mais habilidades de oralidade as professoras conseguem mobilizar com as crianças em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2364398 - ALEXSANDRO DA SILVA
Presidente - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Externo ao Programa - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa à Instituição - DEBORA AMORIM GOMES DA COSTA MACIEL - UFPE
Interna - 1392919 - MARIA LUCIA FERREIRA DE FIGUEIREDO BARBOSA
Notícia cadastrada em: 17/05/2022 09:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11