PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ROBSON GUEDES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBSON GUEDES DA SILVA
DATA : 09/05/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Online
TÍTULO:

PENSAR-CORPO: A PERFORMANCE COMO PRÁTICA ANÁRQUICA E POSSIBILIDADE EDUCATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Corpo. Performance. Educação.  


PÁGINAS: 231
RESUMO:

Este texto de doutoramento, abraçando um exercício de escrita teórico-poética, intentou investigar através de narrativas como alguns corpos estabelecem relações com a performance, percebendo-as como possibilidades formativas. Almejamos – em seu movimento – tanto perceber os saberes que despontam das narrativas de corpos em suas experimentações com a performance, quanto produzir uma escrita poética como reverberação produtiva dos encontros narrativos com corpos em performance. Em seus prólogos, o texto provoca – mediante tensionamento teórico – o aparecimento do corpo como problema, suas mutações e visível declínio. As cenas amalgamaram a proximidade com os poetas Mau e Gleison Nascimento, em seus atravessamentos e performances com a escrita poética; com as drags Márcia Pantera e Maria Luisão, através da subversão performativa da identidade; e com a Gangrena, pela desvirtuação da encenação e do corpo como possibilidade insurgente. Os lampejos incendiários de pensamento – engendrados pela potência do encontro – mobilizaram-nos, por fim, a intuir a tese de que a performance pode ser pensada – em meio a sua polissemia – como uma prática anárquica e possibilidade educativa. Tecemos com isso – de maneira contingente e provisória – a acepção de que algumas ações performáticas e/ou performativas mobilizam a reverberação/difusão de: I) práticas de contradisciplina que tensionam a relação corpo-saber-disciplina; II) desvirtuamentos de medidas que visem naturalizar qualquer enquadramento unitário e imutável à conformidade do visível para o corpo; III) o aditamento de insubordinação corporal mediante práticas – decididas ou não – de contracondutas, denunciando certas formas pelas quais ainda somos governamentalizados; IV) e a construção e proliferação de saberes sobre a performance desprovidos de qualquer captura pedagogizadora.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3331743 - KARINA MIRIAN DA CRUZ VALENCA ALVES
Interna - 1134531 - ROSANGELA TENORIO DE CARVALHO
Interno - 1736318 - RUI GOMES DE MATTOS DE MESQUITA
Externa ao Programa - 2228667 - MARIA THEREZA DIDIER DE MORAES
Externo à Instituição - ROSA CRISTINA PRIMO GADELHA - UFC
Notícia cadastrada em: 02/05/2022 16:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08