PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOAO VITOR CALDAS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO VITOR CALDAS DE SOUZA
DATA : 27/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS CURRICULARES PCN’S E BNCC SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

 Currículo de História. PCN’S. BNCC. História disciplina escolar. Currículo.


PÁGINAS: 218
RESUMO:

A pesquisa tem como objeto o currículo da disciplina escolar de História para o Ensino Fundamental Anos Finais que tomou corpo nos PCN’s de 1997 e na BNCC de 2017. O objetivo central do trabalho é compreender o que dizem o currículo da disciplina escolar de História para o Ensino Fundamental Anos Finais nos PCN’s de 1997 e na BNCC de 2017.  São objetivos específicos analisar as bases pedagógicas que nortearam e norteiam o currículo dos anos finais do ensino fundamental presentes nos PCN’S de 1997 e na BNCC de 2017. Buscamos também analisar as categorias utilizadas no currículo específico de História que norteiam os textos curriculares e identificar agentes sociais, econômicos e políticos que exercerem influência sobre o processo de elaboração dos PCN’S de 1997 e da BNCC de 2017. A investigação situa-se no campo das políticas curriculares e se filia às teorias críticas do currículo. Para a construção dessa pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico que possibilitou compreender o contexto no qual os dois documentos referidos foram produzidos. Realizamos um levantamento acerca das referências que tratam sobre as teorias curriculares e a análise dos PCN’s e da BNCC, construímos quadros de análise e gráficos, além de realizar um Estado do Conhecimento extenso sobre a temática. Posteriormente, apoiados em autores como Bardin (2011) e Vala (1986), formulamos eixos temáticos e categorias com vistas à análise documental, com novas construções de quadros de análise ao longo do processo de leitura dos documentos. Para compreensão do currículo escrito, utilizamos autores como Lopes (2021), Silva (2020), Sacristán (2017) e Apple (2006). Em relação à análise das categorias históricas, utilizamos referências como Le Goff (1990) e Braudel (1984). A análise dos documentos possibilitou perceber que os PCN’s são documentos inovadores para o contexto de sua época, mas que contam com ausências de temáticas sociais importantes, como a temática LGBT, além da necessidade de aprofundamento de determinadas questões relevantes para o processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo, a da autonomia docente. Em relação à BNCC, trata-se de documento superficial, em que não apresentam referências teóricas claras e explícitas, podendo ser caracterizado como um aglutinado de enunciados extraídos de documentos curriculares internacionais, revelando-se carente de originalidade e passando ao largo das contribuições de sua época. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2378838 - ELETA DE CARVALHO FREIRE
Presidente - 1130857 - JOSE BATISTA NETO
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 28/04/2022 11:59
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