ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: A FORMAÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL DO ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO.
Ensino do empreendedorismo. Ensino Médio. Formação do Microempreendedor Individual.
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar os propósitos do ensino do empreendedorismo na educação básica nacional, sob a perspectiva das políticas educacionais voltadas à formação do microempreendedor individual. Tem como princípio de discussão as Escolas em tempo integral do Estado de Pernambuco, especialmente nas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Para tanto, utilizou-se uma abordagem de caráter descritivo-exploratório, para coletar e analisar os dados, bem como instrumentos quantitativos para analisar os efeitos do empreendedorismo na educação. Encontram-se entre os documentos analisados os que legitimam o discurso do empreendedorismo na educação e a incrementação no Ensino Médio de Pernambuco, a partir de produções cientificas, leis, regulamentos, registros, revistas, livros, arquivos escolares e outros. Em um segundo momento, foi admitido, o método de pesquisa de campo a partir de roteiros de entrevistas semiestruturados com a participação dos professores responsáveis pelo componente curricular de empreendedorismo no Ensino Médio Integral, com o objetivo de articular um perfil dos profissionais responsáveis pela disciplina, as práticas pedagógicas do empreendedorismo no espaço escolar e a formação continuada dos professores, bem como o papel da relação público-privada na difusão e consolidação do conceito de educação empreendedora no estado, ressaltando os desafios e contribuições na formação do microempreendedor individual de Ensino Médio do Pernambuco.