PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ADEILTON ELIAS DA SILVA

DISCENTE : ADEILTON ELIAS DA SILVA
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Online

BNCC E CURRÍCULO: UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA

BNCC; Currículo; Qualidade da Educação; Politica Curricular.

O projeto de pesquisa que tem como tema “BNCC e Currículo: um estudo da construção do referencial curricular no município de Ipojuca”, insere-se no contexto das pesquisas acerca das políticas curriculares no Brasil. Destacando que a partir de 2014 acirraram-se os debates acerca da construção de uma Base Nacional Comum com a proposta de adotar um currículo único para as escolas brasileiras (públicas e privadas). A pesquisa está fundamentada em alguns autores da Teoria do Discurso que compreendem o currículo como um texto e um conjunto de práticas e instituições inseridos num cenário de constantes disputas que se intensificaram em torno do currículo por grupos interessados nessa construção e o avanço da Base. Após muitas discussões e debates para definir o que faria ou não parte da Base, a BNCC foi aprovada, e está em vigor no país, na tentativa de determinar o que pode e deve ser ensinado e definindo, e que tem implicação na construção de outras políticas educacionais como a formação de professores, além da escolha dos livros didáticos e o processo de avaliações. Após a aprovação da BNCC, em 2017, foi repassada aos estados, municípios e Distrito Federal a incumbência de, a partir de 2018 até 2020, reformularem ou criarem seus currículos alinhando-os à BNCC. Muitos municípios optaram por utilizar o currículo construído pelo governo estadual e poucos escolheram construir o seu próprio currículo. O município de Ipojuca, desde 2019, se articulou para construir um referencial curricular, no intuito de afirmar a identidade do município no contexto educacional com a proposta de avançar na oferta de uma educação pública de qualidade. Em 2020 o currículo foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação de Ipojuca (CMEI) e tornou-se nosso objeto de pesquisa na tentativa de responder à pergunta: Quais os posicionamentos dos atores envolvidos na construção do referencial curricular de Ipojuca e de que forma as perspectivas educacionais presentes no currículo, alinhadas à BNCC, estão associadas ao sentido de qualidade da educação no município? Para alcançar os objetivos propostos e responder ao nosso problema, utilizamos como ferramenta de pesquisa a análise documental e o questionário que propõe analisar as impressões colocadas pelos construtores no currículo, bem como, ouvir seus posicionamentos, acerca do currículo, através do questionário. Os dados, após consolidados, apontaram uma disputa no campo, há aqueles que associam a educação de qualidade enquanto um resultado da construção de um currículo alinhado à BNCC, e outros que apontam a necessidade de uma melhor contextualização, levando-se em conta a realidade das escolas do munícipio, assim sendo, entendemos que a construção buscou um fechamento sobre o currículo de Ipojuca, entretanto há um tencionamento no campo que aponta para a necessidade de que este expresse as realidades diferentes a partir de cada contexto e sujeitos envolvidos na construção de uma educação pública de qualidade.

Externo à Instituição - HUGO HELENO CAMILO COSTA - UFMT
Interna - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA
Interna - 2130275 - MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Notícia cadastrada em: 30/03/2022 11:28