PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA CAROLINE DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CAROLINE DE ALMEIDA
DATA : 17/02/2022
LOCAL: Online

EVENTOS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM DUAS ESCOLAS: UMA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA

Alfabetização, letramento, PNAIC, etnografia, Estudo de Caso Comparado – ECC.

Neste texto, apresentamos a tese provisoriamente intitulada Eventos e práticas de alfabetrização: uma perspectiva etnográfica. Entendemos que o exame dos processos vivos e concretos que acontecem nas salas de aula, pode trazer respostas mais apuradas aos desafios que ainda hoje incomodam professores, gestores e pesquisadores em geral. Em busca desses processos reais, a presente pesquisa, cujo construto teórico-metodológico basilar busca uma convergência entre uma “certa compreensão ético-crítico-política da educação” elaborada por Paulo Freire (1976, 1978, 2011,  2014, 2015) e uma perspectiva antropológica da escrita, com base nos Novos Estudos do Letramento – NEL (BARTON e HAMILTON, 2000, 2004; GEE, 2004; HEATH, 2004; STREET 2003, 2004, 2010, 2014; BARTLETT, 2007; 2010) e a filosofia da linguagem, a partir de pressupostos da Teoria da Enunciação ( BAKHTIN 1992, 1997, 2010) teve como objetivo geral captar, descrever e analisar eventos de alfabetização e compreender as práticas subjacentes a eles, em duas turmas de alfabetização, a saber: uma da Rede Municipal de Recife – PE e outra da Rede Municipal de São João del Rei – MG, ambas turmas de segundo ano, cujas professoras participaram do curso de formação em alfabetização oferecido no âmbito do PNAIC. Partimos da hipótese de que novos eventos de alfabetização e letramento pudessem  estar sendo construídos por professoras e alunos a partir da implementação das ações do programa, que se orientaram por 4 eixos: formação continuada para alfabetizadores; distribuição de materiais didáticos variados, entre eles, livros de literatura; avaliações sistemáticas;  gestão, controle social e mobilização. Metodologimante, optamos ainda pela perspectiva etnográfica, como uma lógica de investigação em educação (GREEN, DIXON, ZAHARLICK, 2005) e pela abordagem do Estudo de Caso Comparado – ECC (BARTLETT e VAVRUS, 2017). Estas opções nos possibilitaram documentar em detalhes práticas e eventos de alfabetização em contextos distintos, com vistas a uma análise constrativa e comparativa. Nossos resultados indicam que diferentes eventos foram construídos nas duas escolas e que o texto figurou como um elemento importante nos dois contextos. Entretanto, a presença do texto nas  duas salas de aula não representou uma outra concepção do que seja a linguagem e a alfabetização e de como deve ser o seu ensino.

Externa à Instituição - GABRIELA MEDEIROS NOGUEIRA - UFRN
Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Interna - 752.542.126-91 - MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO - UFSJ
Interna - 6041663 - MARIA ELIETE SANTIAGO