PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EDILSON LAURENTINO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILSON LAURENTINO DOS SANTOS
DATA : 11/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO FÍSICA NAS IFES DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL: COMO SE ENCONTRA ESSA RELAÇÃO?


PALAVRAS-CHAVES:

Cibercultura. Educação. Educação Física. Tecnologia Educacional Digital.


PÁGINAS: 280
RESUMO:

As transformações advindas da Terceira Revolução Tecnológica que apresentaram
inovações tecnocientíficas em larga escala, causaram grandes mudanças nos contextos
culturais, sociais e educacionais contemporâneas. A Educação Física, enquanto uma
área do conhecimento, já sofre as interferências da presença das Tecnologias da
Informação e Comunicação em suas propostas pedagógicas e didáticas, alterando as
dimensões de espaço e tempo do fazer-pedagógicos. A pesquisa teve o objetivo de
descrever a eventual e/ou processual presença de cibercultura nos cursos de Educação
Física da IFES na Região Nordeste do Brasil. Nossa fundamentação teórica está
lastreada na Filosofia da Informação do filósofo Pierre Lévy, que se notabilizou pela
análise dos impacto da Internet na sociedade, através do conceito de cibercultura,
gerando as chamadas humanidades digitais e o virtual. Também contribuiu com nossa
pesquisa os estudos do sociólogo Manoel Castells com a base reflexiva da Sociedade
em Rede, e André Lemos com a base reflexiva da Comunicação e Cibercultura.
Adotamos o viés metodológico da pesquisa bibliográfica e Descritiva, no intuito de
proporcionar maior familiaridade com o problema e o aprofundamento analítico do
fenômeno, associada à técnica de Análise de Conteúdo da Bardin onde definimos
categorias centrais de análise para constituir os fundamentos do estudo, e os dados
foram tratados pelo software IRAMUTEQ (Versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3). O
resultado de nossa pesquisa evidenciou que há uma ausência das ferramentas
tecnológicas da informação e comunicação na formação geral dos acadêmicos dos
cursos de graduação em Educação Física nas IFES pesquisadas. A partir dos relatos
coletados nas entrevistas realizada com professores, foram evidenciadas a ausência de
disciplinas e conteúdos acercas da cibercultura e das tecnologias na proposta curricular
ofertada, carência infraestrutural para trabalhar com as tecnologias digitais em
Ambientes Virtuais Educacionais, e quase nenhuma atividade realizada no ensino,
pesquisa, extensão e inovação com as temáticas sobre cibercultura, o que foi
evidenciado durante a pandemia da COVID-19, onde as IFES foram orientadas a
realizar aulas remotas, e o percentual assistido por estas atividades foi baixíssimo,
evidenciando ambiente de “exclusão digital”.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MÁRIO RUI COELHO TEIXEIRA
Interna - 1540580 - AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2936207 - HAROLDO MORAES DE FIGUEIREDO
Externo à Instituição - MARCOS ANDRÉ NUNES DA COSTA - UFRPE
Interno - 1730894 - VILDE GOMES DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 08/02/2022 15:17
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