PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUIZ EDUARDO ALVES BEZERRA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ EDUARDO ALVES BEZERRA DO NASCIMENTO
DATA : 25/02/2022
LOCAL: Online

O CONCEITO DE NICO ECOLÓGICO NOS LIVROS DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE ECOLÓGICA E PRAXEOLÓGICA.

Análise ecológica. Teoria Antropológica do Didático. Livros didáticos. Nicho ecológico.

O objetivo deste trabalho foi compreender onde e como vive o conceito de nicho ecológico em livros didáticos de ecologia do ensino superior. Para isso, selecionamos cinco livros de ecologia sugeridos para o curso de graduação de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A metodologia de natureza qualitativa foi pautada na pesquisa documental. A construção empírica se dividiu em duas etapas: Na primeira fizemos uma análise sobre a abordagem dada ao curso de ecologia no curso de licenciatura em ciências biológicas, comparando-a com a abordagem nos cursos de bacharelado em ciências biológicas e de ciências biológicas com ênfase em ciências ambientais. Em seguida nos debruçamos na análise dos livros didáticos a fim de estabelecermos uma análise ecológica e praxeológica para o conceito de nicho ecológico nos livros de ecologia do ensino superior, bem como identificar os objetos ostensivos e não ostensivos mobilizados no tratamento de tal conceito. Finalizamos nossa análise com a identificação das organizações didáticas apresentadas pelos manuais. Nossas análises evidenciaram que a ecologia tratada no curso de formação de professores não apresenta o mesmo aprofundamento, quando comparada à ecologia estudada na formação de bacharéis em biologia e ecologia, seja por causa da baixa carga horária, seja pelo fato da disciplina ser estudada nos anos finais da formação universitária, impossibilitando o diálogo com outros domínios das ciências biológicas. A análise ecológica nos livros didáticos mostrou que o conceito de nicho ecológico pode ser encontrado tanto nos capítulos introdutórios de ecologia, quanto nos capítulos que tratam da ecologia de comunidades. Observou-se, igualmente, cinco diferentes funções para o conceito de nicho: conceitual, estrutural, histórica, interpretativa e explicativa. A análise praxeológica, por sua vez, nos permitiu a identificação de dez diferentes tipos de tarefas, dentre os quais destacamos: 1) diferenciar os conceitos de hábitat e nicho, 2) conceituar o princípio da exclusão competitiva de Gause, 3) analisar situações envolvendo a sobreposição de nichos ecológicos, 4) diferenciar os conceitos de nicho percebido e nicho fundamental e 5) estabelecer relações entre o conceito de nicho com outros conceitos. Uma análise mais detalhada para a identificação dos objetos ostensivos e não ostensivos, demonstrou que seis são os principais objetos não ostensivos mobilizados no estudo do nicho ecológico, destacando-se os conceitos de: nicho fundamental, nicho realizado, amplitude de nicho, sobreposição de nicho, diversidade de nicho e multidimensionalidade do nicho, representados especialmente através dos objetos ostensivos do tipo escritural e gráfico. Por fim o mapeamento das obras demonstrou três diferentes organizações didáticas: tecnicista, teoricista e modernista. Concluímos, portanto, que o conceito de nicho ecológico apresenta um papel central para a formação ecológica dos professores de ciências e biologia, de modo que a compreensão de tal conceito possibilita que estes elaborem situações didáticas que conduzam à uma reflexão científica crítica a partir das problemáticas ambientais a nível local, nacional e internacional.

Externa à Instituição - ANNA PAULA DE AVELAR BRITO LIMA - UFPE
Externo à Instituição - ERNANI MARTINS DOS SANTOS - UPE
Interna - 1171038 - FRANCIMAR MARTINS TEIXEIRA MACEDO
Interno - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA