PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VIRGINIA RENATA VILAR DA SILVA

DISCENTE : VIRGINIA RENATA VILAR DA SILVA
DATA : 18/02/2022
LOCAL: Online

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMPARTILHADAS POR LICENCIANDOS/AS EM PEDAGOGIA: HOUVE MUDANÇAS A PARTIR DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL?

Tecnologias digitais. Ensino remoto. Pedagogia. Representações sociais.

O objetivo desta investigação é analisar a relação entre as mudanças nas práticas docentes em função do ensino remoto emergencial e as representações sociais de tecnologias digitais na educação compartilhadas por licenciandos/as em pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Difundiram-se discussões em torno da estrutura e da possível transformação das Representações Sociais de Tecnologias Digitais (TDIC) face ao cenário pandêmico ao qual a educação perpassa profundas mudanças em função do Ensino Remoto (ER). Tomando como referências teórico metodológicas a teoria das representações sociais, com mote para a abordagem estrutural, mais especificamente o estudo da teoria do núcleo central e da dinâmica das representações sociais. Em função de seu objetivo a pesquisa contemplou duas etapas: análise documental e coleta de dados empírica. A primeira se desenvolveu por meio da análise do currículo do curso de Pedagogia da UFPE, seguida de uma revisão sistemática da literatura. A segunda contemplou a aplicação de um questionário com associação livre de palavras hierarquizadas à 254 licenciandos/as do curso de Pedagogia da universidade. Os dados coletados foram analisados com o auxílio do software Iramuteq, pelo qual foram realizadas análises prototípicas e de similitude, a técnica Análise de Conteúdo ofereceu suporte a categorização das respostas coletadas. Os principais resultados sugerem que os elementos internet, inovação, dificuldade, aprendizagem, acesso e adaptação, permeiam a zona central da representação social de TDIC. Enquanto o análise do campo semântico do ensino remoto nos permitiu perceber que a prática pode ser sentida como um desafio, marcado pela dificuldade de acesso e ampliação das desigualdades sociais já existentes em nosso país.

Interno - 1130857 - JOSE BATISTA NETO
Externa ao Programa - 1130697 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA SANTOS
Interna - 2249473 - VIVIANE DE BONA
Notícia cadastrada em: 24/01/2022 10:13