PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSEANE FERREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : JOSEANE FERREIRA DOS SANTOS
DATA : 14/01/2022
LOCAL: Online

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Alfabetização; Comunicação e Educação; Deficiência Intelectual; Aprendizagem

A inclusão da Pessoa com Deficiência no âmbito escolar é um debate atual que demanda a organização de várias propostas de trabalho pelas especificidades inerentes à pessoa e pelas diversas barreiras existentes no contexto social. Quando se trata da criança com deficiência intelectual, há o estigma de um sujeito sem capacidade de aprender; essa barreira atitudinal acaba reforçando o preconceito que pesquisadores vem tentando desmitificar por meio de estudos que mostram que, estudantes com deficiência são capazes de aprender a partir das propostas metodológicas e da mediação pedagógica que atentem para as singularidades dos educandos. Esta pesquisa está baseada na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, a qual vem afirmar que, quando a aprendizagem não se dá por caminhos diretos, faz-se necessário encontrar caminhos alternativos para que a aprendizagem aconteça. Esses caminhos alternativos são denominados de artefatos culturais, ou seja, são as vias alternativas de desenvolvimento social do sujeito com deficiência. No caso desta pesquisa, consideramos como artefato cultural os recursos de Comunicação Alternativa, pois estes, são apoios visuais que servem como instrumentos mediadores da aprendizagem no campo psicológico, conforme os pressupostos vigotskianos; esses recursos permitem que as pessoas com deficiência possam superar seus limites e ampliarem suas potencialidades. O objetivo da pesquisa foi o de investigar como a Comunicação Alternativa pode contribuir no processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectual, em contexto de sala de aula regular. Optou-se pelo estudo de caso apoiado na abordagem metodológica da pesquisa-intervenção; por estamos num espaço escolar, a abordagem qualitativa auxiliou numa maior compreensão dos fenômenos em contexto natural de ensino e aprendizagem da criança. O campo empírico foi uma escola pública localizada na Cidade do Recife; tivemos a permanência no campo de seis meses (julho a dezembro de 2019). Para a coleta, análise e discussão dos dados, utilizou-se os seguintes procedimentos metodológicos: observação; entrevista semiestruturada; avaliação da escrita da criança com deficiência intelectual; planejamento das intervenções e intervenções pedagógicas propriamente ditas, com recursos de Comunicação Alternativa. Como participantes, tivemos uma criança com deficiência intelectual, matriculada no primeiro ano do Ensino Fundamental I; a professora da sala regular; a professora da sala de recursos multifuncionais; o Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar; e a mãe da criança. Diante dos achados, consideramos que a mediação pedagógica da pesquisadora foi de suma importância no processo de alfabetização da criança com DI, e que, mesmo diante de pequenos avanços, percebeu-se mudanças significativas nos aspectos motivacionais, de participação e de execução das tarefas, pela criança; a sua escrita permaneceu no nível das “garatujas”, e a opção adotada nas mediações para a escrita com letras móveis foi a estratégia que prevaleceu para a auxiliar a criança na aquisição do Sistema de Escrita alfabética (escrita do seu nome próprio; nomes das letras; ordem alfabética; palavras iniciadas com a mesma letra; rimas etc.), mediante uso de recursos da Comunicação Alternativa.

Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Externa ao Programa - 3477886 - RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
Interna - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 14/01/2022 16:15