PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTONIO CARLOS CARDOSO

DISCENTE : ANTONIO CARLOS CARDOSO
DATA : 28/01/2022
LOCAL: Online

AÇÕES AFIRMATIVAS COMO POLÍTICAS PARA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NA UFPE: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES SURDOS DO CAMPUS RECIFE

políticas públicas, ações afirmativas, acessibilidade comunicacional, professores surdos

Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras (lei Federal 10.436/02) como língua oficial da comunidade de surdos do Brasil e sua regulamentação pelo Decreto 5626/05, a Libras passa a ser incluída como disciplina obrigatória nos cursos de formação docente e de fonoaudiologia. Diante desse novo cenário, as instituições de ensino superior começaram a incluir profissionais bilíngues no seu quadro docente para o ensino da Libras. De acordo com o Decreto, as vagas para os docentes de Libras são preferencialmente de pessoas surdas. Com a chegada desses docentes nas universidades, estas instituições começaram a criar ações para promoção da acessibilidade comunicacional para atender as especificidades linguísticas, culturais e identitárias desses sujeitos. Esta pesquisa objetiva investigar as políticas de acessibilidade comunicacional promovidas pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus Recife partindo pelas experiências vivida pelos docentes surdos. Em termos mais específicos, pretende-se: a) analisar como a política de acessibilidade comunicacional da UFPE tem sido implementada a partir dos docentes surdos; b)  caracterizar e analisar a experiência do trabalho de docentes surdos, tendo em vista a política educacional de acessibilidade. A fundamentação teórica que norteará esta pesquisa conta com a discussão sobre as ações afirmativas como políticas públicas para promoção da acessibilidade comunicacional na UFPE. Esta pesquisa de cunho qualitativo utilizou como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e a análise documental. Os sujeitos da pesquisa, serão os 06 (seis) professores surdos pertencentes ao quadro efetivo da UFPE, campus Recife.

Interno - 1171268 - ALFREDO MACEDO GOMES
Externa ao Programa - 2331660 - MARIA ZELIA DE SANTANA
Externa ao Programa - 1805995 - WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA
Notícia cadastrada em: 13/01/2022 11:03